Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como profissionais de marketing podem trabalhar construção de marca

Como profissionais de marketing podem trabalhar construção de marca

Conciliar performance advertising e brand advertising é a chave para a construção de marca na era da convergência

Um dos principais insights do estudo The Dragon Tail Effect: Convergence of Brand & Performance Marketing to Drive Sustained Business Growth (Convergência do Marketing de Marca e Desempenho para Impulsionar o Crescimento Sustentado dos Negócios) está em encontrar equilíbrio entre a construção de marca e um bom marketing.

São muitos os aspectos a serem analisados na interação entre marca e pessoas. E a medida que o perfil de consumidores se transforma, as expectativas também mudam. Mas afinal, é possível conciliar os objetivos e o modus operandi dessas duas áreas e obter o melhor dos dois mundos?

Construção de marca na era de convergência

No último ano, tem havido muita discussão em torno de como os profissionais de marketing precisam lidar com o novo normal devido ao impacto da pandemia. O advento da tecnologia na vida das pessoas trouxe muitas mudanças duradouras no comportamento do consumidor, o que derrubou modelos tradicionais de construção de marca.

Logo, remodelar o branding se torna fundamental para o crescimento de uma empresa, pois:

  • Cria preferência e fidelidade;
  • Melhora a rentabilidade e aumenta o gross merchandise volume (GMV), ao invés de se prender em um ciclo vicioso de promoção de preços. Com a elasticidade de valores reduzida, as ofertas se tornam premium;
  • Gera uma marca atraente que estabelece benefício ao consumidor e impulso de penetração entre novos usuários. A base de clientes amadurece e o crescimento inicial do consumidor se estabiliza.

Um tópico específico dentro disso é o aumento do papel da publicidade performática, especialmente com as pessoas gastando significativamente mais tempo em canais on-line. Além disso, para os clientes, as jornadas de compra se tornaram completamente diferentes por conta dos dispositivos móveis: o clássico funil de vendas está entrando em colapso, pois há uma confusão entre as linhas do topo e do fundo.

Leia Mais: Como chamar a atenção da Geração Z? Imersão

Por isso, de acordo com a pesquisa, cada ponto de contato é uma oportunidade de construção de marca e impulsionar o desempenho, levando em consideração que:

  1. O indivíduo faz a primeira compra de uma marca;
  2. Vê um anúncio de um produto;
  3. Assiste a um vídeo do produto;
  4. Recomenda o produto a um amigo;
  5. Descobre a marca através de um influenciador digital;
  6. Segue a marca nas redes sociais;
  7. Compra novamente se gostar da experiência;
  8. Gerar conexão efetiva do cliente com o produto é o mais importante.

O papel dos profissionais de marketing

A grande questão nesta convergência é: o que é o ponto ideal para os profissionais de marketing alcançarem resultados de curto e longo prazo?

Os anunciantes de marcas tradicionais, que nos últimos anos foram prejudicados por novas marcas disruptivas, estão fazendo um pivô acentuado para o desempenho do fundo do funil com o comércio on-line.

Os anunciantes de desempenho, por outro lado, especialmente com muitos deles agora competindo em mercados aquecidos com intensa concorrência, estão começando a se concentrar na elaboração de medidas de alto nível, como reconhecimento de marca e preferência para proteger e aumentar a participação de mercado.

Até mesmo anunciantes pesados de desempenho de setores, como e-commerce ou gaming, que foram anteriormente focados em transações, estão reorientando seus esforços de marketing para construir suas marcas com consumidores.

Leia Mais: Redes sociais e e-commerce: é possível integrar o atendimento?

À medida que sua base de clientes amadurece, a construção da preferência e da diferenciação da marca pode impulsionar a penetração entre novos usuários para esses anunciantes de desempenho.

Historicamente, os profissionais de marketing têm se concentrado na construção de marca como meio de estabelecer conscientização e de direcionar o ponto de diferença por meio de associações funcionais ou emocionais para ganhar a preferência dos consumidores quando eles tomam uma decisão de compra.

De acordo com o professor Byron Sharp, referência citada na pesquisa da Meta, o caminho para marcas crescerem de forma sustentável ao longo do tempo é continuar recrutando novos usuários através das disponibilidades mental e física.

Como marca e desempenho se unem

No livro Media in Focus, Les Binet e Peter Field apresentaram uma análise profunda que mantém um bom equilíbrio entre estratégias de curto e médio prazo. Uma das principais descobertas é que a atividade projetada para efeitos de curto prazo (performance advertising) pode reduzir a eficácia. Por outro lado, a comercialização projetada para impacto futuro é capaz de gerar impacto, porém, pode limitar as vendas no prazo imediato.

No entanto, quando os efeitos de performance advertising orientada a curto prazo e brand advertising orientada a longo prazo são traçados, os dois podem se unir sinergicamente e a trajetória de vendas começa a tomar a forma de uma cauda de dragão: as campanhas da marca garantem que a linha de base de vendas cresça consistentemente durante um período de tempo, enquanto as campanhas de desempenho adicionam picos de curto prazo no topo da linha de base quando ativado.

Quem deve se importar sobre isso?

Em suma, todos os comerciantes. Este é o novo paradigma para uma construção de marca sustentável e de profissionais de marketing que saibam como alavancar o equilíbrio para maximizar os negócios.

O foco em impulsionar as vendas imediatas traz ganhos significativos no curto prazo e maximiza o retorno sobre investimento (ROI). Todavia, esforços anteriores perdem a oportunidade de gerar valor, o que, por sua vez, poderia ter atraído mais usuários e impulsionado as vendas.

Conheça o Mundo do CX

Portanto, a questão-chave é: como os profissionais de performance advertising devem pensar em impulsionar crescimento de curto prazo nas vendas, mas sem perder as metas de longo prazo?


+ Notícias

Smartphone por assinatura é nova tendência de economia compartilhada

Facebook é multado em R$ 6,6 mi por vazamento de dados

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]