Uma pista com os piores buracos do mundo pode parecer coisa de rali, exclusividade de aventureiro. Ou azar de quem mora em uma cidade muito esburacada. No entanto, a pista que promete ter os piores buracos do mundo foi criada de propósito.
A Ford reuniu em um trecho de cerca de 2 km de pistas no Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, uma réplica do que os especialistas da empresa consideraram os piores buracos, lombadas e desníveis encontrados nas estradas mais perigosas do mundo. São buracos encontrados em mais de 100 trechos perigosos de estradas de 25 países. Os engenheiros da Ford passaram os últimos três anos visitando pistas da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul. E estão sempre estudando a inclusão de novos desafios na instalação.
?Esta estrada é uma galeria das superfícies mais irregulares que os motoristas podem encontrar no mundo, seja um cruzamento esburacado na China, uma rua lateral na Alemanha, um calçamento de pedra em Paris ou lombadas de velocidade no Brasil. Com elas, desenvolvemos os futuros veículos para lidar melhor com os desafios do mundo real”, diz Eric-Jan Scharlee, especialista técnico de durabilidade do Campo de Provas de Lommel.
O trecho, conhecido como ?pesadelo dos veículos?, é usado pelos engenheiros no desenvolvimento de inovações nos sistemas de chassi e suspensão. Os testes são até divertidos. Com um equipamento similar ao usado pelos sismólogos no estudo de terremotos, eles passam sobre os buracos em velocidades de até 74 km/h, enquanto sensores registram as cargas e tensões sobre a suspensão e componentes do veículo. Assim, os carros podem aguentar os perrengues encontrados em qualquer canto do planeta. São capazes de enfrentar a enorme diversidade de estradas do planeta.
Confira o vídeo da pista:
Uma das inovações geradas com base nesse trabalho é a tecnologia de controle contínuo de amortecimento com atenuação de buracos que a Ford está lançando em modelos como o Mondeo, Galaxy e S-MAX na Europa e no Fusion Sport nos EUA. Ao detectar que uma roda caiu num buraco, ele ajusta a suspensão para protegê-la contra danos. Ao mesmo tempo, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus alerta contra furos e o controle de estabilidade eletrônico ajuda o motorista a manter o controle do veículo ao desviar de obstáculos.
Segundo um estudo da Associação Americana de Antropologia, só nos Estados Unidos os buracos geram um custo estimado de US$3 bilhões por ano para os motoristas com reparos.
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