Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como organizar financeiramente seu intercâmbio?

Como organizar financeiramente seu intercâmbio?

Estudar fora parece algo distante? Não tanto, se houver um planejamento cuidadoso e com antecedência

Fazer um intercâmbio e ter a possibilidade de estudar e morar em outro país é sonho de muitos estudantes. Mas, para que ele se torne realidade são necessários alguns cuidados e procedimentos. Dentre eles, o planejamento financeiro é o que mais gera dúvidas durante o processo. Pensando nisso, organizamos cinco passos para você seguir e tirar seus planos do papel. Confira:

1º passo – comece agora mesmo! – Não há dúvidas de que planejar uma viagem de intercâmbio dá, ao menos, um pouco de trabalho e, por isso mesmo, não pode ser feito da noite pro dia. Assim, uma regra de ouro é fechar o pacote com o máximo possível de antecedência. Dessa forma, você consegue parcelas mensais menores, evita dívidas posteriores à viagem e, ainda, tem mais tempo para juntar todo o dinheiro que precisa.

2º passo – organize sua vida financeira – Antes de qualquer coisa, você precisa considerar sua renda e fazer um planejamento da sua vida financeira atual e futura. Minha primeira dica é: faça uma planilha de gastos. Pode parecer clichê, mas é muito eficaz. Insira todas as suas receitas e custos mensais para que você tenha um controle intenso sobre as suas finanças. Dessa forma, você poderá saber com precisão o quanto entrou e saiu, quais foram seus principais gastos, todas as datas e informações sobre suas movimentações. Se você não for muito simpatizante das planilhas do Excel, não faltam opções de bons aplicativos de gestão financeira por aí.

Feito isso, você já pode começar a analisar o quanto pretende gastar na viagem. Além do valor do curso, não se esqueça de levar em consideração gastos com passagens aéreas, acomodação, alimentação, passeios e capital de giro, para você se manter no país por um determinado período. Some tudo, divida pelo número de semanas que vai ficar fora e o resultado será seu limite de gasto semanal, procure não ultrapassá-lo.

Por fim, para você conseguir o dinheiro que precisa para viabilizar seu intercâmbio em menos tempo, evite os chamados “gastos inúteis”. Por mais que esse conceito seja um pouco pessoal e, por isso, difícil de defender, segundo alguns especialistas esses gastos são aqueles que não dão nem formação, nem retorno financeiro. Por isso, podemos evitá-los para atingir um objetivo maior!

3º passo – explore o destino o máximo que puder – Depois de ter todo o seu controle financeiro em dia, será mais fácil escolher um destino, definir o período de tempo do curso e escolher a data da viagem, mais adequados ao seu orçamento.  Assim, você poderá continuar o planejamento iniciando sua procura por escolas, instituições de ensino, processos de visto, entre outros. Nesse momento, é imprescindível que você procure uma ajuda profissional. Na agência de intercâmbio, especialistas podem te ajudar a construir seu plano de viagem e escolher as melhores opções de destino e escolas, tudo de acordo com suas preferências.

Enquanto que alguns países apresentam um custo de vida elevado, que talvez seja incompatível com as suas finanças, outros não. Existem opções para todos os gostos e bolsos. Por isso, antes de escolher é importante explorar o máximo de informações possíveis sobre o local. Converse com amigos, consulte especialistas experientes, descubra quais são suas prioridades. Assim, durante essa pesquisa você poderá definir seus custos de viagem com mais precisão. Lembre-se: uma escolha errada pode estragar toda a sua viagem!

4º passo – faça uma poupança – Agora, sua viagem já está praticamente definida. Você já sabe pra onde vai, o quanto de dinheiro vai precisar e o quanto precisar economizar. E, a melhor maneira de fazer isso ainda é a tradicional poupança. Deposite todo mês uma quantia fixa, faça disso um hábito e, assim, não irá se comprometer financeiramente na hora de fechar a viagem.

5º passo – busque orientações com profissionais especializados – Muitas vezes, pensar em economia, números e custos pode parecer uma tarefa muito complexa, mas é fundamental para garantir que esse momento aconteça da melhor forma possível e sem imprevistos.  Por isso, se você não estiver à vontade para seguir todos esses passos sozinho, não se intimide, procure uma agência de intercâmbio da sua confiança e  busque ajuda de especialistas.

Maurício Marques é diretor comercial da Global Study, franquia de intercâmbios.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]