Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como começar a planejar com os novos valores de IPVA e IPTU

Como começar a planejar com os novos valores de IPVA e IPTU

Com os novos valores de IPTU e IPVA, as pessoas estão sentindo a necessidade de rever seu orçamento financeiro. Aprenda a equilibrar as finanças com esses novos reajustes  

Duas notícias recentes vão alterar um pouco o planejamento financeiro dos brasileiros: os novos valores de IPVA e IPTU. Os estados e prefeituras já definiram os preços referentes aos mesmos, alguns com redução, mas a maioria com aumento em relação a 2013.

O acréscimo no valor do IPTU irá impactar negativamente na maior parte das famílias e empresas do país, uma vez que não são educadas financeiramente e, por isso, não possuem uma reserva financeira para cobrir imprevistos como esses. Além disso, o brasileiro, em geral, não tem a cultura de cobrar os seus representantes, por exemplo, com relação a esses aumentos, se compararmos à situação real. Esse seria o primeiro passo.

O segundo, então, seria mudar o comportamento em relação ao dinheiro, educando-se financeiramente, ou seja, aprendendo a respeitar seus recursos e entendendo que, sem planejamento, não há como ter uma vida sustentável, em todos os sentidos. Sendo assim, a próxima etapa é estar ciente do novo valor de IPTU a ser cobrado. Não se esqueça de rever as dívidas remanescentes, para ter noção do total das despesas mensais.

Caso não tenha uma reserva financeira, recomendo fazer um diagnóstico, para saber quais são os gastos e qual pode ser reduzido – ou até cortado. Outra dica é tentar pagar à vista, pois, dessa forma, é possível conseguir um desconto de, aproximadamente, 6%. Se não for possível, insira imediatamente o valor das parcelas no orçamento dos meses seguintes. Somente assim poderá evitar um futuro endividamento.

Procure não utilizar o décimo terceiro salário para esse fim. O salário extra que os trabalhadores recebem no fim do ano tem o objetivo de facilitar a realização dos desejos e sonhos e não de pagar dívidas, entrando em um círculo vicioso. Uma boa solução é redirecionar o valor economizado no IPVA (se for o seu caso) para o pagamento do IPTU; assim, a diferença não pesará tanto no orçamento.

Mas, caso você tenha como pagar o novo preço sem precisar mexer em outros valores, invista o dinheiro que sobrar do IPVA em seus sonhos – de curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo (acima de dez anos) prazos. Não se deve esquecer também das outras despesas que vem com o novo ano, como matrícula e material escolares, gastos referentes a dezembro feitos no cartão de crédito, entre outros.

Priorizar os sonhos é o segredo para que 2014 seja um ano de atitudes mais conscientes e hábitos mais saudáveis com relação ao dinheiro e, consequentemente, em todos os âmbitos da vida.

* Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro e autor do best-seller Terapia Financeira, além de diversos títulos sobre o tema.

 

 

Leia mais:

Cidadão de baixa renda enfrentou 4,98% de inflação em 2013

Preço do m² subiu o dobro da inflação

BRICS deve liderar crescimento automotivo nos próximos dez anos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]