Pesquisar
Close this search box.
/
/
Colocar o cliente no centro mudou mindset da Energisa pra melhor

Colocar o cliente no centro mudou mindset da Energisa pra melhor

Distribuidora de energia transformou mentalidade e está na vanguarda do setor ao focar na experiência do cliente

Colocar o cliente no centro trouxe reconhecimento em prêmios para a Energisa. Mas os oito troféus da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica) são um lembrete do compromisso da empresa em criar a melhor experiência do cliente, mesmo em um mercado tão regulado e fechado como o de energia.

Isso porque a Energisa decidiu pensar diferente. Segundo Danusa Correa, diretora de Experiência do Cliente do Grupo Energisa, colocar o cliente no centro não é uma prática tão constante nas distribuidoras de energia, por se tratar de um mercado tão fechado. “Quando fizemos esse movimento, criamos retornos muito importantes”.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Investimento em dados para monitorar satisfação

Como os bons índices de NPS da empresa. Além de trabalhar com o índice de satisfação no atendimento, a Energisa implementou a avaliação de NPS para seus clientes. O indicador NPS (Net Promoter Score) é mundialmente usado para avaliar se os clientes recomendariam aquela empresa ou serviço.

“É algo bem disruptivo nesse nicho, em que não há concorrência direta, no sentido de o cliente poder escolher qual companhia elétrica irá usar. Por isso consideramos a recomendação um índice importantíssimo de satisfação e um aval do nosso trabalho”, destaca Danusa.

A busca pela excelência na jornada do cliente não se resume ao monitoramento do atendimento. Afinal, a partir do momento em que aperta o interruptor já está tendo uma experiência dos serviços da Energisa. Dentre as medidas Consumer Centric implementadas, a empresa começou a fazer abordagens proativas para medir o nível de satisfação do cliente “e para que ele entenda que estamos sempre preocupados com ele”, define a diretora.

A partir dessas informações são analisados os pontos de melhoria nos serviços e identificados as questões que podem tornar o consumidor um promotor ou detrator da empresa. Para Danusa, esse foi um ponto de inflexão fundamental na mudança de mentalidade da Energisa, que foi estabelecida como valor, batizado de ‘Cliente é tudo pra gente’.

“Esse é um indicador que coloca o cliente no centro, e tem uma sensibilidade que com outros parâmetros não percebêssemos, e nos permite identificar se estamos lidando com promotores ou detratores”.

Leia Mais: Como colocar o cliente no centro e ir além

Mentalidade Customer Centric em todas as áreas

Entender o que torna um cliente detrator, identificar quais os elementos de descontentamento, permite trabalhar ponto a ponto para solucionar a insatisfação do consumidor. “Uma visão negativa do cliente se tornou inaceitável. E o NPS passou a tangibilizar o que é certo ou não do ponto de vista do cliente”, explica Danusa. Esse movimento começou e acentuou uma transformação no mindset da Energisa.

Uma série de campanhas internas foi montada para motivar as equipes – tanto que lidam com clientes o tempo todo quanto de outros setores. Para Danusa, é fundamental essa integração. “Nossas pessoas precisam estar preparadas. Não é só o leiturista ou o eletricista que precisam colocar o cliente no centro. Trabalhamos muito para que todos os colaboradores entendam que todas as atividades refletem no cliente”.

O foco no cliente interno vai ganhar em breve mais uma ferramenta, o ‘Jeito Energisa de Atender’, uma continuidade do trabalho de cultura para integrar cada vez mais os colaboradores.

“Por estar no mercado regulado, temos um trabalho maior de o cliente nos ver diferente. O trabalho de aprimorar essa relação tem uma pimentinha a mais. Por isso temos que resolver de forma primorosa, senão a percepção vai ser mais ou menos”, defenda Danusa.

Leia Mais: “Desafio é encontrar equilíbrio entre rapidez e atenção que consumidor exige”, afirma CEO da Heineken

Em busca da omnicanalidade

Além do investimento no treinamento dos colaboradores, tanto técnica quanto culturalmente, a Energisa está aprimorando e ampliando os canais de atendimento ao cliente. Atualmente 87% dos atendimentos são feitos pelos canais digitais. E o aplicativo próprio é o mais usado, por 42% dos clientes da Energisa.

“Estamos trabalhando focados na experiência dos canais digitais. Esses números nos coloca na certeza do caminho certo”, avalia Danusa. E a partir dos feedbacks e dados destas plataformas que a empresa faz as atualizações nas próprias plataformas. Para sistematizar a política Customer Centric foi criada uma área específica de canais digitais para estudar usabilidade.

“As melhorias que a gente faz são a partir da perspectiva do cliente. Temos buscado cada vez mais conhecer o cliente, o que ele gosta, como gosta”, revela a diretora de Experiência do Cliente.

E apesar do atendimento digital ter se tornado o canal mais usado na Energisa, o atendimento humano não foi deixado de lado. Em busca de uma experiência verdadeiramente omnicanal, a distribuidora parte de uma premissa: respeitar o que o cliente quiser.

Conheça o Mundo do CX

“Quando há um problema, em 100% dos casos a preferência é por um atendimento humano, mesmo para os clientes mais digitais. Por isso garantimos o caminho mais fácil para o atendimento humano quando essa é a preferência, sem entraves e sem demora”, destaca Danusa.

Essa filosofia foi definida por uma meta: First contact resolution (resolução no primeiro contato). O objetivo de todos os atendimentos, seja por qual canal ou formato, deve buscar resolver a questão, dúvida ou problema no primeiro contato.

Como explica a diretora, “O foco é estar acessível. Não queremos dificultar a vida do cliente. Não conseguir falar com o humano quando quiser, por exemplo, destrói a experiência do cliente. Por isso buscamos um atendimento resolutivo e omnicanal”.


+ Notícias

D2C: desafios para indústria entrar no e-commerce

Uso de NFTs aumenta oferta de serviços de bancos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]