/
/
“Click to Pay” chega ao mercado como evolução da experiência em pagamentos online

“Click to Pay” chega ao mercado como evolução da experiência em pagamentos online

Novidade proporciona compra no e-commerce sem precisar digitar os dados do cartão

Uma das grandes apostas para acelerar as compras virtuais já está valendo com o início das transações via “Click to Pay”, solução padronizada que torna mais rápida e segura a jornada de pagamento com cartão no e-commerce. A solução, desenvolvida pelas bandeiras, permite que o consumidor faça o pagamento no checkout de lojas online sem precisar digitar dados do cartão de crédito, débito ou pré-pago. Por enquanto, nesta fase inicial, é apenas valido para compras no crédito. A novidade foi anunciada pela A Abecs, associação que representa a indústria de meios eletrônicos de pagamento.

O “Click to Pay” oferece uma experiência uniforme ao consumidor independentemente da bandeira do cartão. As empresas de cartão já ofereciam essa solução, cada qual à sua maneira. Mas foi necessário passar por um processo de padronização técnica, que incluiu discussões realizadas em conjunto com a indústria de meios de eletrônicos de pagamento, para adequações ao mercado brasileiro.

“O ‘Click to Pay’ é a evolução dos pagamentos na internet, pois consegue unir de maneira efetiva dois pilares da indústria de cartões: experiência e segurança”, afirma Nuno Lopes Alves, conselheiro da Abecs e responsável pela coordenação do projeto de padronização e expansão da modalidade na Associação. “Com o ‘Click do Pay’, todos ganham. O consumidor tem uma experiência mais rápida, simples e segura, e o estabelecimento comercial pode converter mais vendas e coibir tentativas de fraude”, diz.

Como funcionará?

Como o próprio nome da solução sugere, o “Click to Pay” é uma via expressa para o cliente realizar seu pagamento online. Na prática, a modalidade é apresentada ao consumidor como uma opção de pagamento do e-commerce, junto às demais já conhecidas. Ao escolher o “Click to Pay”, o usuário informa seu e-mail e passa por um rápido processo de autenticação em dois fatores.

Após essa etapa de confirmação, no próprio e-commerce, o pagamento é finalizado, sem a necessidade de inserir informações pessoais e dados do cartão, como número, data de validade e código verificador. Isso é possível porque esses dados já estarão na base do “Click to Pay”, emitidos de acordo com a bandeira correspondente. Todas essas informações são tokenizadas, o que significa que dados sensíveis são transformados em credenciais digitais únicas e criptografadas.

Maior conversão de vendas

Para lojas online e o setor de comércio eletrônico, em geral, a modalidade é um importante reforço na busca por maiores taxas de conversão de vendas, pois torna o processo de pagamento mais fluido, reduzindo o índice de abandono de carrinho, além de mitigar eventuais prejuízos com fraude.

Outro benefício importante é que, nas transações com o novo sistema de pagamento, a loja online não armazena dados sensíveis de cartão, uma vez que as transações são tokenizadas, o que pode reduzir obrigações e custos relacionados ao cumprimento de normas internacionais de segurança e prevenção a fraudes.

Aprimorando a experiência de pagamentos  

Neste primeiro momento o “Click to Pay” está disponível apenas para compras com credenciais de crédito, no entanto, o objetivo é ao longo do ano englobar também os cartões de débito. Dessa forma, por oferecer uma melhoria considerável de experiência em relação à autenticação e à segurança das transações, a modalidade abre caminho para aumento do uso do cartão de débito no e-commerce.

“A experiência é um ponto muito importante para o consumidor, mas ele só adota um meio de pagamento ao se sentir seguro. Além disso, acreditamos no enorme potencial de inclusão digital com a possibilidade do uso do débito via ‘Click to Pay. Os brasileiros que não têm acesso a crédito poderão usufruir serviços e produtos digitais com segurança e conveniência”, afirma Lopes Alves.

Projeto de expansão

Esta fase de expansão do “Click to Pay”, que tem sido coordenada no âmbito da Abecs, conta com participação de algumas empresas do setor, como Mastercard e Visa, além da adquirente Adyen.

Os funcionários do Banco do Brasil e do Bradesco terão acesso automático à solução do “Click to Pay”, ou seja, as informações das suas credenciais de pagamento já estarão na base de dados para que a autenticação ocorra – não sendo necessário cadastro manual. No decorrer da expansão, clientes de outros emissores de cartão também serão inseridos de maneira massiva, embora todos já possam realizar seu próprio cadastro na plataforma manualmente. Outras empresas do setor que já estão em vias de participar da solução no modelo da Abecs são a Amex e o banco Santander.

“A expansão do ‘Click to Pay’ no Brasil é resultado de uma atuação conjunta do setor, que envolve bandeiras, adquirentes e emissores, na busca por inovação e aperfeiçoamento de soluções para o consumidor e o lojista”, afirma Lopes Alves. O início das transações via “Click to Pay” permitirá ao mercado acompanhar a evolução da solução e realizar possíveis ajustes, para que seja aperfeiçoada ao longo de 2024.



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]