Pesquisar
Close this search box.
/
/
Celular: do nascimento inovador ao uso compulsivo

Celular: do nascimento inovador ao uso compulsivo

Ele surgiu como a grande inovação da comunicação à distância e hoje passa mais tempo com você do que você mesmo

?Preciso correr, estou sem bateria?. ?Nossa, me sinto sem roupa quando esqueço o celular em casa?. Ele surgiu, da maneira portátil como conhecemos, em 1973, era o Motorola Dynatac 8000X com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesava um quilo e tinha uma bateria que durava 20 minutos. Em terras Tupiniquins, o primeiro aparelho celular chegou nos anos 1990: o Motorola PT-550.

Mas a tecnologia que permitiu o surgimento do primeiro celular móvel surgiu há 187 anos com o físico alemão Heinrich Hertz (que dá nome à unidade de medida de frequência, Hertz). Ele transmitiu pela primeira vez códigos sonoros pelo ar, o que possibilitou o desenvolvimento dos radiotransmissores, além da primeira ligação telefônica intercontinental em 1914.

Em 1940 foi criado um sistema de comunicação à distância que possibilitava a mudança de canais de frequência para evitar que houvessem interceptações no sinal. Sete anos depois, a empresa de tecnologia norte-americana Bell, que hoje faz parte da AT&T, utilizou dessa tecnologia para desenvolver um sistema telefônico interligado por várias antenas, batizadas de “células” ? daí surgiu o nome do aparelho.

Em 1956, a Ericsson resolveu unir todas as tecnologias desenvolvidas anteriormente e finalmente criar o celular, chamado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). Mas para ter um celular você precisaria, antes demais nada, ter um carro. Isso porque o aparelho só era móvel se fosse levado em um veículo: ele pesava quase 40 quilos.

ericsson-mta

Enfim chegamos a 1973, quando a Motorola criou um aparelho mais próximo do que o que conhecemos hoje: o Motorola Dynatac 8000X. O lançamento do aparelho foi realizado com uma ligação feita em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T.

motorola-dynatac-8000xMartin Cooper é considerado o pai do celular

Ao contrário do que parece, o funcionamento dos aparelhos nos Estados Unidos começou apenas dez anos depois.

O celular foi uma das maiores inovações do homem, criada para facilitar a comunicação. Hoje, seja para meios profissionais ou pessoas, ele faz parte da vida das pessoas: notícias, eventos, reuniões, novidades, conversas, compartilhamentos, ?curtidas?, ?twittadas?. A humanidade foi de uma simples ligação à mensagens infinitas e ilimitadas em um aparelho que de simples não tem mais nada ? inclusive o tamanho, que voltou a ser grande como quando no início.

Mas, como tudo o que é demais atrapalha, hoje existem grupos de amigos que precisam criar regras quando saem juntos para que a maioria deles não passe grande parte do tempo online no dispositivo ? e offline pessoalmente.

É comum hoje ver pais que reclamam que seus filhos passam tempo demais com o telefone na mão, ou, ainda, funcionários sendo advertidos sobre o uso do aparelho no ambiente de trabalho. Sem falar no número de crianças que ganham/pedem um celular logo quando aprendem a falar!

O homem criou uma inovação para facilitar a comunicação, mas esqueceu-se de como se comportar quando a vida ?real? está a sua frente.

A Vivo, empresa de telefonia fixa e móvel, decidiu criar um comercial que faça as pessoas pensarem sobre o uso que elas fazem de seus aparelhos ? o tempo todo. Perceba, a operadora comercializa celulares ? será que ela percebeu a ausência de pessoalidade que a sociedade pode estar vivendo? Talvez. Confira o comercial no vídeo abaixo.

 

 
* Com informações do portal Techtudo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]