Pesquisar
Close this search box.
/
/
Corrida tecnológica e econômica

Corrida tecnológica e econômica

Manter um carro tradicional pode ser até três vezes mais caro do que um autônomo, mostra estudo da Deloitte

O tempo cada vez mais é compreendido como um ativo valioso, e é justamento com ele que mais ganharemos quando a revolução do automóvel sem motorista for uma realidade. Um estudo feito pela consultoria de negócios e tecnologia Deloitte estimou como os gastos de se ter, manter e usar um carro, incluindo o valor do tempo, devem mudar conforme a tecnologia avança. A conclusão a que chegou é que o modelo tradicional de transporte – o nosso, em que as pessoas adquirem um carro próprio e o conduzem – pode ser até três vezes mais caro do que o futuro similar autônomo.

Pelo estudo, feito com base em dados do mercado americano, o custo médio hoje por pessoa para se locomover em transporte individual é de US$ 0,97 por milha rodada (ou a cada 1,6 quilômetros). No outro extremo,o transporte por meio de um carro sem motorista e compartilhado (em modelos similares ao do Uber e de aplicativos de carona) custaria apenas US$ 0,31.

Para fazer as contas, a consultoria precificou o valor do financiamento do veículo, depreciação, seguro, combustível e o tempo do passageiro. Este último responde por quase metade dos 97 centavos gastos hoje com transporte individual, e é reduzido a zero na outra ponta. Na prática, isso significa que o tempo que se perde à frente da condução pode ser usado produtivamente em outras coisas quando nos livramos dela.

“O transporte do futuro será mais seguro, mais rápido e mais barato”, diz David Smud, diretor de tecnologia e mídia da Deloitte nos Estados Unidos. “É claro que não será em cinco anos que isso acontecerá e que só veremos carros sem motoristas andando pelas ruas; mas há hoje uma grande guinada nesse sentido e ela vai revolucionar a maneira como nos locomovemos.”

Smud esteve no Brasil nesta semana, onde participou da feira de tecnologia Futurecom, em São Paulo, e falou sobre como a tecnologia ligada a veículos deve revolucionar a mobilidade urbana e criar oportunidades para diversas indústrias.

carro autonomo deloitte_arte

Rumo à autonomia
Smud explica que os dois tipos de locomoção são extremos de um processo de evolução que acontecerá aos poucos. Ele consiste em quatro etapas: a primeira, e atual, é a do carro como bem privado e com motorista. Em um segundo momento, a tendência é que os carros, ainda dependentes de motorista, sejam compartilhados. É o que já esboçam aplicativos como Uber e os de caronas, mas também pode incluir automóveis comprados e utilizados em conjunto por mais de uma pessoa ou família. Neste caso, o preço da viagem por pessoa cai dos US$ 0,91 para US$ 0,63.

Em um terceiro cenário, os carros autônomos ou semi-autônomos se popularizam, mas  ainda continuam como bem privado (neste caso, o gasto por milha é de US$ 0,46). Por fim migraremos para este mundo onde os carros serão totalmente autônomos, e totalmente compartilhados.

Futuro de oportunidades
Além do tempo livre para outras atividades durante a viagem, a queda de preços também considera novos níveis de eficiência energética a serem alcançados, migração da gasolina para baterias elétricas e veículos menores e com materiais mais leves, o que também poupa combustível.

“Estamos à beira de uma grande revolução e isso abre uma gama de oportunidades para diversas indústrias além da automobilística”, disse Smug, citando setores como telecomunicações e seguradoras. “Fabricar um carro será sobre design, sobre sistemas operacionais, inteligência artificial. A indústria automobilística é hoje um mercado de US$ 2 trilhões; isso sigfica que são US$ 2 trilhões para serem redistribuídos por vários outros setores.”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]