Em junho de 2022, o Carrefour Brasil concluiu a aquisição do Grupo Big – formado após a saída do Walmart do país, em 2019, com as demais marcas do grupo – por R$ 7 bilhões. A compra que consolidou o Carrefour como maior empresa do setor de varejo alimentício brasileiro, inclui bandeiras como Sam’s Club, Maxxi Atacado e Bompreço, ainda rende desdobramentos. Nesta semana, o grupo divulgou novas projeções para o período entre 2024 e 2026.
Segundo fato relevante divulgado pela organização, o Grupo Carrefour espera converter cerca de 40 hipermercados em lojas do Atacadão, principal atacarejo do Brasil, e do Sam’s Club nos próximos três anos. Ao menos metade dessas conversões acontecerão no ano que vem. Além disso, entre dez e 12 lojas da bandeira Atacadão e entre sete e nove do Sam’s Club serão abertas em 2024.
O anúncio do Carrefour parece acompanhar a tendência do varejo alimentício. O atacarejo foi o modelo de destaque de 2022 e segue em crescimento neste ano. Segundo levantamento realizado pela Horus Inteligência de Mercado, o canal cash & carry manteve-se como o preferido para abastecimento segundo os consumidores. A pesquisa da consultoria aponta que os compradores estão mais propensos a fazer suas compras em lojas novas do modelo, com menos de um ano de existência.
Além disso, os atacarejos foram classificados como o canal de destino para consumidores que buscam economia. Já os hiper e supermercados são os preferidos dos compradores que buscam variedade de produtos. Por fim, os mercados de vizinhança são o local escolhido para as compras de conveniência.
Grupo Big vira Carrefour
Após a saída do Walmart do Brasil, em 2019, o fundo de investimentos Advent adquiriu o grupo restante por R$ 1,6 bilhão. Já em 2021, a compra do Grupo Big – que incluía as bandeiras do varejo alimentício Big, Bompreço, Nacional, Maxxi Atacado, Sam’s Club e TodoDia – pelo Grupo Carrefour foi anunciada e concluída um ano depois, no valor de R$ 7 bilhões. Ao todo, possuía 181 lojas próprias que representavam 47% do volume total, além de 38 propriedades, enquanto o Carrefour Brasil contava com 489 unidades.
Desde o anúncio da aquisição, o Carrefour Brasil anunciou sua intenção de converter unidades das bandeiras Maxxi Atacado para Atacadão, e Big e Big Bompreço para Atacadão ou Sam’s Club. Já as demais bandeiras passariam a ser incorporadas sob a rede de hipermercados Carrefour. Em 2022, a empresa informou o investimento de R$ 2,1 bilhões na conversão de 124 lojas como parte do processo de integração.
Projeções para 2024
Além da expansão das bandeiras Atacadão e Sam’s Club, o Grupo Carrefour projeto os gastos de capital entre R$ 2,3 bilhões e R$ 2,6 bilhões em 2024. Há ainda uma mudança em relação ao capital de giro da companhia, uma vez que os níveis de estoque serão reduzidos em cerca de dois dias e custo das mercadorias vendidas ao longo do ano que vem.
O grupo também informou a retirada de um guidance divulgado em fato relevante em setembro de 2021. O documento apontava a projeção de R$ 100 bilhões em vendas brutas do Atacadão para o ano de 2024. O motivo seria as mudanças no ambiente macroeconômico do Brasil.