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Carrefour transformará 40 hipermercados em Atacadão e Sam’s Club

Carrefour transformará 40 hipermercados em Atacadão e Sam’s Club

Conversão acompanha tendência de crescimento dos atacarejos no Brasil, canal favorito pelos consumidores para abastecimento.

O anúncio do Carrefour parece acompanhar a tendência do varejo alimentício. O atacarejo foi o modelo de destaque de 2022 e segue em crescimento neste ano. Segundo levantamento realizado pela Horus Inteligência de Mercado, o canal cash & carry manteve-se como o preferido para abastecimento segundo os consumidores. A pesquisa da consultoria aponta que os compradores estão mais propensos a fazer suas compras em lojas novas do modelo, com menos de um ano de existência.

Além disso, os atacarejos foram classificados como o canal de destino para consumidores que buscam economia. Já os hiper e supermercados são os preferidos dos compradores que buscam variedade de produtos. Por fim, os mercados de vizinhança são o local escolhido para as compras de conveniência.

Grupo Big vira Carrefour

Desde o anúncio da aquisição, o Carrefour Brasil anunciou sua intenção de converter unidades das bandeiras Maxxi Atacado para Atacadão, e Big e Big Bompreço para Atacadão ou Sam’s Club. Já as demais bandeiras passariam a ser incorporadas sob a rede de hipermercados Carrefour. Em 2022, a empresa informou o investimento de R$ 2,1 bilhões na conversão de 124 lojas como parte do processo de integração.

Projeções para 2024

Além da expansão das bandeiras Atacadão e Sam’s Club, o Grupo Carrefour projeto os gastos de capital entre R$ 2,3 bilhões e R$ 2,6 bilhões em 2024. Há ainda uma mudança em relação ao capital de giro da companhia, uma vez que os níveis de estoque serão reduzidos em cerca de dois dias e custo das mercadorias vendidas ao longo do ano que vem.

O grupo também informou a retirada de um guidance divulgado em fato relevante em setembro de 2021. O documento apontava a projeção de R$ 100 bilhões em vendas brutas do Atacadão para o ano de 2024. O motivo seria as mudanças no ambiente macroeconômico do Brasil.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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