Pesquisar
Close this search box.
/
/
Capa – Empresas que mais respeitam o consumidor – parte 2

Capa – Empresas que mais respeitam o consumidor – parte 2

Além do que se espera: Destaque na categoria Carros Nacionais, a Honda investe no mercado brasileiro e trabalha para surpreender o consumidor

Carros

Exceder as expectativas dos clientes é o foco principal da atuação da Honda. Vencedora na categoria Carros Nacionais, a empresa se esforça para fornecer um atendimento de qualidade aos consumidores do País. Anderson Meireles, gerente de pós-venda da Honda Automóveis do Brasil, conta que três pontos são fundamentais para a atuação: oferecimento de produtos de alta qualidade; agilidade e disponibilidade de peças e treinamentos presenciais e on-line para a rede autorizada de concessionárias.

?Nossa história sempre foi baseada em oferecer produtos de qualidade e um serviço de pós-venda de confiança?, argumenta. Esses aspectos funcionam como base de crescimento da marca e da credibilidade. A prova disso, ele destaca, são os investimentos da empresa em pesquisa e desenvolvimento para o mercado local, assim como a integração de departamentos em uma mesma unidade.

Conhecimento
Respeitar aquilo que os consumidores esperam e buscar atendê-los da melhor maneira, com rapidez, é uma preocupação constante da empresa. Para isso, a Honda investiu em um canal diário de monitoramento de satisfação, chamado Honda Customer Experience, que inclui processos consistentes de recuperação das eventuais solicitações junto à área de relacionamento.

Valor em atendimento
Um dos destaques que levaram a empresa ao topo do setor em que atua foi o serviço prestado pelos colaboradores. Questionado sobre a estratégia utilizada para treinar os funcionários, Meireles citou que ?aqueles que atuam nas áreas de atendimento, incluindo a rede autorizada de concessionárias, possuem um programa de treinamento que consiste em transmitir os valores fundamentais da marca Honda?. Nele, ensina-se a filosofia da empresa, produtos e tecnologias, além da  integração com todos os departamentos.

cm30

 

Celulares e Eletrônicos

Inovação que supera expectativas

A Samsung mantém um relacionamento próximo ao seu público para saber exatamente o que é esperado de seus produtos

cm31

?A inovação está no DNA da Samsung?, acredita Luiz Ruiz, diretor de atendimento ao consumidor da empresa no Brasil. A constatação não é à toa: a companhia possui cerca de 34 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados pelo mundo, fora seus seis design centers. Ao todo, são 69,3 mil colaboradores focados em novas tecnologias, buscando pioneirismo. O resultado é o destaque da sul-coreana nas categorias Eletrônicos e Celulares, principalmente pela variedade de produtos disponíveis ao seu público.

A Samsung se inspira nas demandas dos clientes e busca inovar, mas não só: as próprias pessoas são motores para o seu desenvolvimento. No Brasil, por exemplo, a companhia inaugurou a loja Launching You, um espaço que não vende produtos, apenas inspiração e ideias. Em vez de smartphones e tablets à venda, estão expostos trabalhos de artistas brasileiros, o que, na visão da empresa, são um potencial criativo e desenvolvedor para o público que entra em contato com essas obras.

Nesse sentido, também foi construído o espaço Ocean Brasil, um núcleo de capacitação da Samsung que coloca estudantes e tecnólogos em contato com especialistas da empresa. A proposta central é que essa integração seja uma parceria para criação de novos projetos. Basicamente, produtos feitos para pessoas com a ajuda dessas mesmas pessoas. ?Procuramos sempre novas maneiras de atender e exceder as expectativas de nossos clientes?, ressalta Ruiz.

O melhor ou nada
Estar em primeiro lugar, seja em lançamentos de produtos ou no atendimento, é uma premissa da corporação, segundo Ruiz. Provavelmente, o esforço justifica o fato de a qualidade dos produtos aparecer como principal atributo da empresa no estudo. ?Realizamos pesquisas de satisfação direta com aproximadamente 30% dos clientes que buscam suporte em nosso contact center?, elucida o executivo.

Do que você precisa?
Na visão de Ruiz, atendimento especializado é fundamental. Como a empresa tem um portfólio vasto de produtos, os atendentes passam por treinamentos técnicos para garantir que estejam atualizados e consigam lidar com qualquer situação.

Ao mesmo tempo produtos enviados para autorizadas também são acompanhados de perto, com uma área voltada exclusivamente a isso. ?Entramos em contato para posicionar o cliente antes de ele nos procurar?, destaca o executivo. Independente do meio de contato ? call center, chat, e-mail, Fale com o Presidente e redes sociais ? há uma equipe disponível. ?Utilizamos aplicativos que possibilitem interações em tempo real com nosso suporte?, conclue o diretor.

 

Cervejas

Relacionamento completo

Vencedora na categoria Cervejas, a Heineken investe em treinamento e velocidade para tornar o atendimento cada vez melhor

cm32

É domingo à tarde e, para relaxar, um consumidor quer uma cerveja. O local e a companhia pouco importam: pode ser em casa, no bar, com os amigos ou em família. O que importa é que a cerveja precisa ser boa. Qualidade é um item que não pode faltar. E esse é um dos princípios da Heineken.

A marca, vencedora no segmento Cervejas, tem a paixão pela qualidade como um de seus valores e princípios. ?Ela é o que nos motiva a agir com atitudes inovadoras criando um portfólio de qualidade incontestável?, garante Carlos José Almeida Dias, gerente de atendimento ao consumidor.

Para alcançar esse objetivo, a empresa aplica os mais rigorosos controles de qualidade na produção de suas cervejas. ?Desde a recepção das matérias-primas, passando pelo processo de fabricação, envasamento, embalagem e chegando até à expedição, são realizadas mais de 850 análises?, conta o executivo.

Não é só cerveja
No atendimento ao cliente a qualidade também é um fator encarado como prioridade. ?Focamos a plena satisfação daqueles que escolheram as nossas cervejas para seus melhores momentos?, justifica Dias. O que dá suporte ao relacionamento são os treinamentos de capacitação. Neles, são focados temas como comportamentos para um excelente atendimento, o mundo da cerveja (ingredientes,  processo de produção, sabores e conceito das nossas marcas),  Código de Defesa do Consumidor (CDC) e procedimentos internos.

Velocidade
Nem toda TPM é ruim. É isso o que a Heineken provou com a implementação de um time de Total Productive Management (TPM), que funciona como um modelo de gestão muito utilizado em áreas fabris, que tem como objetivo reduzir e melhorar continuamente a qualidade. ?Aplicado em mais de 100 cervejarias da Heineken em todo o mundo, o modelo foi aplicado no SAC ? pela primeira vez em uma área administrativa em toda a companhia no planeta ? e contribuiu com a redução no tempo de conclusão das manifestações no canal 0800 em mais de 50%.

 

Companhias Aéreas

Uma pessoa feliz contamina muita gente

Proporcionar alegria no ambiente de trabalho é o primeiro passo para ter clientes e acionistas satisfeitos

Para alguns, ?voar? é algo prazeroso e divertido, mas para outros pode ser uma situação desconfortável. Em ambos os casos não há nada melhor do que acrescentar à sensação um atendimento positivo por parte da empresa. Neste ano, a Azul foi eleita a empresa que mais respeita o consumidor no segmento Companhias Aéreas.

?Usamos uma linguagem informal e pessoal com os clientes e incentivamos atitudes verdadeiras. Para chegar a esse padrão de atendimento usamos como base a filosofia OPA ? Observe, Perceba e Atenda?, conta Sami Foguel, vice-presidente de clientes. Ele afirma que o diferencial da empresa é o atendimento humano. ?Não questionamos se o cliente tem ou não tem razão. Vale a percepção que ele teve sobre o processo. Isso tem sido um grande diferencial: empresa séria não discute, resolve?, conta Foguel.

Geração de valor: tripulante, consumidor e acionista
Para a empresa, tão importante quanto o consumidor é o colaborador. Para que ele possa fazer um bom trabalho é fundamental que ele esteja feliz com o seu emprego.  ?Nossa liderança tem o compromisso de garantir que cada tripulante possa ter aqui o melhor emprego de sua vida. Assim formamos um ciclo virtuoso: a liderança cuida do tripulante que, por sua vez, cuida do cliente. O sucesso com os acionistas é consequência disso. Os tripulantes motivados farão com que o cliente tenha a melhor experiência viajando com a Azul.?

Atendo você aqui e acolá
No primeiro quadrimestre deste ano, a equipe atendeu mais de um milhão de chamados por telefone e mais de 95 mil via chat. ?Temos observado que os clientes que preferem o atendimento telefônico querem conversar com nossos agentes e demandam atenção e acompanhamento. Já os contatos pelas mídias sociais partem de clientes atentos à tecnologia, que preferem a agilidade de resposta e utilizam as ferramentas disponibilizadas pela companhia como web check-in e Azul Mobile?, finaliza Foguel.

cm33

 

Consultoras e Incorporadoras

Fazendo o cimento multiplicar

A Brookfield Incorporações investiu em oferecer o maior número de possibilidades possível ao seu público

cm34

?A busca pela excelência no relacionamento com cliente é constante. Centramos nossos esforços para oferecer canais e prestação de serviços que atendam integralmente a sua necessidade?. Essa é a visão de Luciano Guagliardi, diretor de gestão de clientes da Brookfield Incorporações sobre o destaque da empresa no segmento Construtoras e Incorporadoras. Para ele, isso reflete uma busca diária: ser melhor hoje do que ontem.

O terreno fértil para agradar aos mais variados perfis de consumidores se baseia nos colaboradores responsáveis pelo relacionamento. ?Procuramos oferecer aquilo que buscamos como clientes: respeito e qualidade.?

Um leque construtivo  
Com atuação no sudeste e no centro-oeste do país, a Brookfield tem foco principal na classe média, mas procura trabalhar tanto com empreendimentos econômicos quanto com os de alto padrão. A variedade de opções disponíveis ao público foi o driver principal apontado por seu público, um reconhecimento do trabalho desenvolvido. ?Somos reconhecidos no mercado pela diversificação, inovação e qualidade dos produtos?, aponta Guagliardi.

Contatos imediatos de primeiro grau
Para o diretor, o fato de o call center ser interno é crucial na qualidade do atendimento, que permitiu uma estratégia definida como ?régua de comunicação com o cliente?: ?o contato acontece nas diversas fases da incorporação/construção, como início das obras, repasse, vistorias e assistência técnica?. Na medida, o call center trabalha junto ao setor de relacionamento.  Essa ação é analisada de perto. Todo contato passa por avaliações. ?Com esse levantamento, é possível identificar melhorias e feedbacks individuais e para as equipes. Além disso, temos uma Campanha de Incentivo, em que a qualidade do atendimento representa 60% da nota do colaborador?, ressalta Guagliardi.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]