No cenário altamente competitivo do mercado de trabalho, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de atrair e reter talentos para impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio. No entanto, uma questão emergente vem chamando a atenção nos últimos anos: o impacto da experiência dos candidatos à vagas de emprego na imagem e reputação das empresas. Muitas organizações estão perdendo consumidores e clientes em potencial devido a experiências negativas que candidatos têm durante o processo de seleção.
Neste contexto, torna-se crucial explorar como a gestão da jornada do candidato pode afetar não apenas a aquisição de talentos, mas também a fidelização de clientes e a saúde financeira das empresas. Pensando nisso, a iCIMS realizou uma pesquisa e concluiu que os candidatos que têm uma experiência ruim em processos seletivos com uma determinada empresa param de consumir produtos que pertencem à marca. De acordo com o estudo, mais da metade dos entrevistados (56%) evitaria ser cliente de uma marca na qual eles tiveram problemas durante a entrevista ou até mesmo durante o processo de candidatura.
O que dizem os candidatos
A duração dos processos seletivos também é algo que deve ser levado em conta pelas equipes de recrutamento, principalmente se quiserem manter os atuais consumidores e futuros – ou não – colaboradores. 72% dos respondentes espera que todas as etapas do processo levem até três semanas. E, mesmo que a resposta seja negativa, o feedback é muito importante, principalmente por mensagem, segundo 47% dos entrevistados. A frustração de não receber nenhum retorno pode ser o grande motivo por trás da perda de um cliente.
A pesquisa mostra que esmagadores 80% dos participantes querem um processo transparente, e que receber atualizações constantes das próximas etapas ajudaria não só no psicológico dos candidatos, mas na forma em que eles se relacionarão com a empresa mesmo se não conseguirem aprovação. E, além do processo transparente, muitos gostariam de ter perspectiva de crescimento dentro das empresas, coisa que segundo 64% dos entrevistados não é abordada por nenhum gestor. Infelizmente, quase metade da pesquisa (40%) classificou sua busca por emprego como frustrante, principalmente pela falta de comunicação, informações incompletas sobre as vagas, muitas fases nos processos seletivos, entre outros motivos.
De acordo com Edmour Saiani, sócio-fundador da Ponto de Referência, para conquistar os clientes é necessário começar pelos colaboradores – e isso serve para a etapa de seleção. “O mundo hoje vive comunidade, e isso quer dizer que não existe autoridade, porque na comunidade todo mundo tem o mesmo valor. Tenho que trocar a autoridade por inspiração. Nós temos que dar voz para todo mundo e colocar as pessoas no mesmo nível”, explica.
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