Pesquisar
Close this search box.
/
/
Campanha da Samsung confirma TikTok como bola da vez nas Hashtag Challenges

Campanha da Samsung confirma TikTok como bola da vez nas Hashtag Challenges

Rede social cresce como queridinha das marcas que buscam relevância e comunicação com Geração Z

A música da campanha de lançamento da linha de smartphones Galaxy A, da Samsung, virou um desafio de hashtag do TikTok, que dá a deixa a qualquer marca de menor ou maior porte: a rede social está se mostrando um lugar certeiro para campanhas de engajamento com a juventude. Nos desafios das hashs, só dá o TikTok.

Nos Estados Unidos, esta verdade é menos discutível. Marcas de cosméticos como e.l.f.Cosmetics e MAC, Guess, Walmart e Calvin Klein vêm investindo em campanhas com desafios de hashtags na rede social desde pelo menos 2018. E, de fato, o TikTok vem sendo testado por marcas de diversos tamanhos e nichos nos EUA, já que a rede de restaurantes Chipotle, o consórcio de saúde Kaiser Permanente, o banco nova-iorquino Chase Bank e até a extensão de navegador Honey já se aventuraram na abordagem.

No Brasil, marcas conhecidas pela forte conexão com os consumidores têm farejado tal tendência e feito trabalhos de alto impacto no engajamento, como a Netflix e a Apple — isso sem esquecer da Riachuelo, que foi a primeira marca de varejo e de moda do País a explorar o formato, com a tocante e vibrante “Mãe, sua Primeira Influenciadora”.

Com suas comunicações exemplares, essas grandes marcas naturalmente dão seu toque especial nesta receita de sucesso para falar com os jovens. No caso da Samsung, o hit de Malía e do DJ Pedro Sampaio embalam o #PassinhoAbsurdo, que reforça os poderes “absurdos” da linha de smartphones Galaxy — conforme a adjetivação da própria marca sul-coreana para o desempenho das baterias, câmeras e telas de seus produtos.

Toque especial

Criado pela agência F.biz, o desafio #PassinhoAbsurdo usa do sucesso da música da campanha em parceria com Pedro Sampaio e Malía para convidar os internautas a mostrarem seus talentos. O toque especial da sul-coreana está no formato inédito que une o recurso de desafio da plataforma junto com duetos — o que também ajudou a bombar o desafio, já que, ao usar a hashtag, o internauta é convidado a entrar no ritmo para fazer um dueto com os passinhos mais absurdos que existem.

Em poucos dias após o lançamento, a hashtag da campanha superou os 2 bilhões de visualizações na plataforma e mais de 4,5 milhões de engajamento. Um absurdo.

“Em um desenvolvimento a seis mãos (Samsung, F.biz e TikTok), montamos uma ação que, além de muito divertida e conectada com o propósito do produto — que é disponibilizar as melhores ferramentas para que a geração Z e os millennials possam se conectar e produzir seus próprios conteúdos — é extremamente nativa, usando os próprios recursos da plataforma de um jeito inovador”, comenta Ícaro de Abreu, VP de criação da F.biz.

Autenticidade, interação e positividade

A autenticidade é uma grande variável que determina o sucesso nas campanhas de desafios com hashtags no TikTok. O buzz da Samsung no #PassinhoAbsurdo está na coreografia que se mistura com passinhos na metade para baixo do corpo. Na dança, o internauta faz uma coreografia na parte de cima, que foi criada pela influenciadora Juju Franco, enquanto a parte inferior é complementada pelas pernas de astronauta dançando na lua, dedos vestindo patins e dinossauro dançante. O usuário usa o vídeo das pernas que mais gostar.

“A participação massiva dos consumidores na #PassinhoAbsurdo mostra justamente a importância de criar campanhas que promovam um diálogo direto com a comunidade, ressaltando sempre a autenticidade e a linguagem própria do TikTok. Essa é uma das melhores formas de promover engajamento e reforçar a conexão entre marcas e usuários”, diz Juliano Fortini, head de Mídias Digitais & Dados da Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung do Brasil.

Além de Juju Franco, Pedro Sampaio e Malía, as interações também são inspiradas por Klara Castanho, Maisa, Duda Pimenta e a curiosa Nobody Sausage, a salsicha dançarina que virou sucesso no TikTok e que também desenvolveu um dos passinhos.

“O TikTok é uma plataforma feita para inspirar, com conteúdos positivos e criativos que só podem ser encontrados aqui. Este desafio da Samsung tem tudo a ver com a nossa comunidade, que é motivada pela autenticidade. Para a marca, é uma oportunidade incrível de se conectar com os nossos criadores e se comunicar com seu público, gerando um engajamento único e relevante, e permitindo que os usuários possam se sentir como verdadeiros embaixadores da Samsung”, afirma a head de Soluções Globais de Negócios do TikTok no Brasil, Gabriela Comazzetto.

 

 


+ Notícias

Chief TikTok Officer e outros cargos inspirados pela Geração Z

TikTok testa plataforma de compras no aplicativo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]