As incertezas que rondam a eleição deste ano fizeram a Burger King enviar uma mensagem para um grupo específico de brasileiros: justamente aqueles que podem votar em branco.
O assunto foi tema de uma campanha exibida nos meios de comunicação cujo protagonista é o curioso lanche Whopper em Branco. Em linhas gerais, trata-se de um sanduíche com pão recheado apenas com cebola. Esse lanche, que é fictício, foi entregue para pessoas em uma ação gravada na Avenida Paulista que afirmaram que votariam em branco nessa eleição.
Ao abrir, as pessoas foram surpreendidas com o lanche e também com a mensagem exibida na embalagem: votar em branco é o mesmo que abrir mão do seu direito de escolha; e quando alguém escolhe no seu lugar não dá para reclamar do resultado. A campanha foi criada pela agência DAVID SP.
Repercussão
No domingo, 30, o filme da ação gravada foi lançado no intervalo do debate dos candidatos, promovido pela emissora Record, e postado nas redes sociais da marca.
Em menos de 12 horas de estreia – até a manhã de hoje – os resultados foram surpreendentes. Mais de 41 mil menções totais, 1,6 milhão de visualizações, 48 k de compartilhamentos e quase 90% de menções positivas. Além disso, a marca Burger King foi trend topics no Brasil e no mundo. A campanha usa as hashtags #VotoemBranco e #BKemBranco.
“Nessa campanha, quisemos trazer através do nosso carro chefe, o Whopper, o que acontece quando você abre mão do seu direito de escolha e deixa outra pessoa escolher por você”, afirma o diretor de marketing e vendas Ariel Grunkraut.
“Quisemos mostrar que votar em branco não é tão gostoso quanto parece. Cada um merece o Brasil do seu jeito, e o voto consciente é o primeiro passa para que isso aconteça”, comenta Rafael Donato, VP de criação da DAVID SP. Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=PgijpiWjOKs