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O brasileiro parou de comprar?

O brasileiro parou de comprar?

Que o consumidor mudou todo mundo já sabe. Mas será que o cliente parou de comprar e decidiu colocar a mão na massa? Aliás, as marcas souberam entender esse movimento?

Se você tem um negócio ou trabalha para algumas marcas, sabe o quanto este clima de instabilidade política e econômica afeta a tomada de decisões – tanto de quem compra quanto de quem vende. Quando a situação fica meio nebulosa, é importante parar, entender as mudanças no comportamento do consumidor e ajustar sua estratégia para a nova realidade.

E o que muda na hora em que o brasileiro começa a economizar? Será que ele fecha de vez a carteira e passa a comprar apenas itens de primeira necessidade? Definitivamente não é o que Google mostra. Veja o gráfico sobre o aumento das pesquisas por sites de comparações de preços.

Think with Google/ gráficos
Think with Google/ gráficos

Com a ascensão econômica da classe C, a sociedade brasileira passou por uma grande transformação e se tornou bem mais inclusiva. As pessoas começaram a ter acesso a novas tecnologias, produtos de bem maior qualidade, fazer viagens diferentes, viver experiências com mais conforto. O que vemos é que elas não estão dispostas a abrir mão disso tão fácil assim.

Quando a grana fica curta, em vez de deixar de consumir, as pessoas encontram maneiras mais inteligentes de comprar. Produtos usados ganharam relevância para o cliente.

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Outra mudança interessante é a disposição do consumidor para colocar a mão na massa na hora de economizar com serviços. Será que é uma oportunidade que empresas estão deixando passar? Será que a venda de um produto não estaria relacionado ao aumento de “faça você mesmo”?

Assim, não seria a hora de criar uma marca de combate mais acessível até o consumidor recuperar seu poder de compra? Seja qual for sua resposta, saber como o consumidor está se virando para contornar a redução de seu poder de aquisitivo é essencial na hora de criar uma estratégia.

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Além de ser uma ótima ferramenta para planejar a melhor das compras, o ambiente digital também se transforma em um excelente meio para conseguir uma renda extra e bancar as necessidades de consumo. Um bom exemplo é o aumento no número de pessoas oferecendo acomodações pelo Airbnb.

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No fundo, o que o Google quer dizer é: saiba que uma retração econômica não paralisa o consumidor, apenas o faz comprar de maneira menos impulsiva e mais consciente.

Artigo publicado no site Think With Google.

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