Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasil: novo Centro Tecnológico de Emissões Veiculares

Brasil: novo Centro Tecnológico de Emissões Veiculares

Expansão do laboratório de testes e calibração de motores está alinhada às exigências do Inovar-Auto

Para atingir as metas de eficiência energética do Inovar-Auto e desenvolver motores menos poluentes, as montadoras já contam com a nova estrutura do mais moderno Centro Tecnológico de Emissões Veiculares da América do Sul. O investimento da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do Brasil, visa atender a projetos de fabricantes de veículos e autopeças de dentro e fora do país.

?A expansão do nosso laboratório foi concluída no primeiro semestre de 2014, antes mesmo do prazo previsto. Após período de comissionamento e de correlação da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a nova estrutura está em pleno funcionamento, inclusive com contratos firmados com algumas das principais fabricantes do país?, afirma Stephan Blumrich, vice-presidente da Umicore Brasil e diretor da Unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore na América do Sul. O executivo destaca que a nova estrutura dobrou a capacidade de a empresa atender a projetos de montadoras e também do setor de reposição.

Estrutura

O Centro Tecnológico de Emissões Veiculares da Umicore é o único da América Latina. Localizado na unidade de Americana, interior paulista, oferece estrutura moderna para satisfazer à demanda de fabricantes de autopeças e montadoras de veículos leves e pesados, de dentro e fora do país.

Com área construída de 1.800 metros quadrados e capacidade para operar 24 horas por dia, o novo centro atende às normas NBR 6601 (emissões pelo escapamento), NBR 7024 (consumo de combustível), NBR 12026 (emissões de aldeídos) e NBR 15598 (emissões de álcool não queimado).

Tamanha estrutura tecnológica é proporcionada por equipamentos de última geração, tais como o único dinamômetro de chassis AWD (4×4) disponível no mercado em acordo com as normas específicas para ensaios de veículos híbridos. O equipamento permite testar veículos com tração nas quatro rodas e possui um sistema de analisadores com quatro linhas de análise de gases de escape, sendo três dedicadas a ensaios do tipo modal (em tempo real), com checagens na frequência de até 10 Hz.

Destaca-se, também, um analisador FTIR para verificações modais das emissões de aldeídos e álcool não queimado. O investimento também contempla a capacitação dos profissionais, com treinamentos na matriz da Unidade de Catalisadores da Umicore, em Hanau, Alemanha.

?Este novo segmento de negócio permitiu a ampliação de contratos já firmados e a conquista de novos clientes, que têm excelentes condições para desenvolver sistemas de controle de emissões adequados ao mercado sul-americano?, avalia Blumrich. ?Com a ampliação do centro, atualizamos nossa capacidade tecnológica e reduzimos o tempo de resposta às novas exigências do mercado. As montadoras podem utilizar nossas instalações para desenvolver veículos menos poluentes e os fabricantes de componentes para o sistema de exaustão oferecer preços mais competitivos ao consumidor final?.

A Umicore investe mais de 10% do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento e é líder na fabricação e venda de catalisadores automotivos na América do Sul. Além do Brasil, a companhia tem centros em Hanau-Wolfgang (Alemanha), Auburn Hills (Estados Unidos), Himeji (Japão), Ansan (Coreia do Sul) e Suzhou (China).

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Leia mais:
Montadoras no topo das empresas mais verdes do mundo
Veículos elétricos podem ter janelas feitas em plástico
Nasa e Nissan desenvolvem tecnologia autônoma
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]