Para atingir as metas de eficiência energética do Inovar-Auto e desenvolver motores menos poluentes, as montadoras já contam com a nova estrutura do mais moderno Centro Tecnológico de Emissões Veiculares da América do Sul. O investimento da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do Brasil, visa atender a projetos de fabricantes de veículos e autopeças de dentro e fora do país.
?A expansão do nosso laboratório foi concluída no primeiro semestre de 2014, antes mesmo do prazo previsto. Após período de comissionamento e de correlação da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a nova estrutura está em pleno funcionamento, inclusive com contratos firmados com algumas das principais fabricantes do país?, afirma Stephan Blumrich, vice-presidente da Umicore Brasil e diretor da Unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore na América do Sul. O executivo destaca que a nova estrutura dobrou a capacidade de a empresa atender a projetos de montadoras e também do setor de reposição.
Estrutura
O Centro Tecnológico de Emissões Veiculares da Umicore é o único da América Latina. Localizado na unidade de Americana, interior paulista, oferece estrutura moderna para satisfazer à demanda de fabricantes de autopeças e montadoras de veículos leves e pesados, de dentro e fora do país.
Com área construída de 1.800 metros quadrados e capacidade para operar 24 horas por dia, o novo centro atende às normas NBR 6601 (emissões pelo escapamento), NBR 7024 (consumo de combustível), NBR 12026 (emissões de aldeídos) e NBR 15598 (emissões de álcool não queimado).
Tamanha estrutura tecnológica é proporcionada por equipamentos de última geração, tais como o único dinamômetro de chassis AWD (4×4) disponível no mercado em acordo com as normas específicas para ensaios de veículos híbridos. O equipamento permite testar veículos com tração nas quatro rodas e possui um sistema de analisadores com quatro linhas de análise de gases de escape, sendo três dedicadas a ensaios do tipo modal (em tempo real), com checagens na frequência de até 10 Hz.
Destaca-se, também, um analisador FTIR para verificações modais das emissões de aldeídos e álcool não queimado. O investimento também contempla a capacitação dos profissionais, com treinamentos na matriz da Unidade de Catalisadores da Umicore, em Hanau, Alemanha.
?Este novo segmento de negócio permitiu a ampliação de contratos já firmados e a conquista de novos clientes, que têm excelentes condições para desenvolver sistemas de controle de emissões adequados ao mercado sul-americano?, avalia Blumrich. ?Com a ampliação do centro, atualizamos nossa capacidade tecnológica e reduzimos o tempo de resposta às novas exigências do mercado. As montadoras podem utilizar nossas instalações para desenvolver veículos menos poluentes e os fabricantes de componentes para o sistema de exaustão oferecer preços mais competitivos ao consumidor final?.
A Umicore investe mais de 10% do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento e é líder na fabricação e venda de catalisadores automotivos na América do Sul. Além do Brasil, a companhia tem centros em Hanau-Wolfgang (Alemanha), Auburn Hills (Estados Unidos), Himeji (Japão), Ansan (Coreia do Sul) e Suzhou (China).
Fonte: Assessoria de Imprensa.
Leia mais:
Montadoras no topo das empresas mais verdes do mundo
Veículos elétricos podem ter janelas feitas em plástico
Nasa e Nissan desenvolvem tecnologia autônoma