A startup francesa BlaBlaCar anunciou novos planos de crescimento no mercado brasileiro. O serviço de carona compartilhada agora prevê parcerias com companhias de ônibus para ofertar assentos no aplicativo para trajetos de longa distância. O projeto de integração entra em vigor até o final deste ano.
“As pessoas diziam que era um negócio que só funcionaria na Europa. Mas estamos crescendo por aqui e precisamos manter esse padrão para gerar um bem ao meio ambiente e à sociedade”, afirmou Julien Lafouge, consultor francês que se uniu à BlaBlaCar para gerenciar a operação na América Latina e hoje é diretor financeiro global da startup de caronas.
Criada em 2006, a BlaBlaCar é especializada em mediar caronas por meio de seu aplicativo. Motoristas colocam sua origem e destino e usuários interessados na rota manifestam seu interesse para distribuir os custos da viagem.
De acordo com a startup, o objetivo não é obter renda extra com viagens para terceiros, mas sim economizar na própria viagem e trazer mais eficiência financeira e ambiental através do compartilhamento. Segundo a empresa, 86% dos usuários afirmam economizar com a BlaBlaCar.
A STARTUP JÁ POUPOU A EMISSÃO DE 1,6 MILHÃO DE TONELADAS DE GÁS CARBÔNICO
Negócio no Brasil
Globalmente, o negócio conta com 80 milhões de usuários. A startup é um unicórnio (valor de mercado de um bilhão de dólares ou mais), avaliada em cerca de 1,6 bilhão de euros. Em funcionamento no Brasil desde 2015, o mercado nacional é o que mais cresce com o aplicativo. CONHECE OS 62 UNICÓRNIOS QUE SURGIRAM EM 2019? VEJA A LISTA
A startup conta com cinco milhões de usuários cadastrados e espera triplicar esse número até 2022. “Vemos muita oportunidade. Além de extenso — só o estado de São Paulo tem o tamanho de um país europeu —, o Brasil tem muita dependência de rodovias e carros são caros”, afirmou Lafouge.