/
/
Banco Central inicia primeira fase do Open Banking; o que esperar?

Banco Central inicia primeira fase do Open Banking; o que esperar?

Programa é mais uma estratégia para aumentar a competitividade do mercado e promover inclusão financeira

A primeira das quatro fases do Open Banking no Brasil entra em funcionamento a partir desta segunda-feira (1). O programa, que permitirá o compartilhamento padronizado de dados e serviços pelas instituições participantes através de APIs, é mais uma estratégia do Banco Central para aumentar a competitividade do mercado e promover a inclusão financeira.

“A proposta do Open Banking é incentivar a inovação financeira, racionalizar os processos das instituições reguladas, possibilitar parcerias comerciais entre instituições financeiras e instituições não-financeiras, e, também, empoderar o consumidor financeiro. Espera-se, assim, uma redução de assimetrias de informações entre os agentes econômicos e diminuição de barreira de entrada de novos agentes, maior oferta de produtos e serviços mais adequados aos diferentes perfis da sociedade, contribuindo para a queda do patamar de juros cobrados dos clientes. A forma a partir da qual os consumidores se relacionam com os prestadores de serviços financeiros pode ser transformada”, afirma o Banco Central em entrevista à Consumidor Moderno.

Na prática, um exemplo de possibilidade trazida pelo programa é a de o consumidor reunir em um único aplicativo as informações de contas em diferentes instituições, facilitando o controle financeiro. Outro é ter acesso a um serviço que analisará toda a vida financeira e trará sugestões de investimentos mais personalizados.

Leia também: Como será o avanço da tecnologia bancária em 2021 

Primeira fase em andamento

Os bancos estão se preparando para o Open Banking desde 2018. Na primeira das quatro fases de implementação, as instituições participantes terão que entregar informações sobre seus canais de atendimento, como endereços das agências e canais oferecidos para atender clientes. Dados e características sobre produtos e serviços oferecidos, por exemplo, tipos de conta, empréstimos e financiamentos, também serão compartilhados.

Para Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN, “A expectativa do setor bancário com a chegada do Open Banking é bastante positiva”. Como resultado da primeira fase, já poderão surgir no mercado soluções que façam a comparação entre produtos e serviços.

Próximos passos

As outras três fases de implementação do Open Banking também devem ser iniciadas em 2021. Prevista para o dia 15 de julho, a segunda fase permitirá que as instituições troquem dados de cadastros e transações de clientes entre elas, desde que haja um consentimento de maneira expressa por parte desses clientes.

Leandro Vilain, diretor de Inovação, Produtos e Serviços da FEBRABAN, acredita que é a partir da segunda etapa que uma interação mais direta com o cliente final terá início, ou seja, os consumidores passarão a poder receber propostas de ofertas e serviços mais personalizados de instituições que receberam o seus dados.

Já na terceira fase, que deve ser iniciada no dia 30 de agosto, o cliente poderá fazer transações sem necessariamente usar os canais da instituição que possui conta, como o internet banking ou o aplicativo. Será possível realizar transferências dentro de aplicativos intermediários e até dentro de sites de e-commerce.

A quarta e última fase, prevista para 15 de dezembro, ainda está em discussões técnicas. Nela deverá acontecer o compartilhamento de dados mais específicos dos clientes, como produtos e serviços de operações de câmbio, investimentos, seguros e contas-salário.

“É importante lembrar que o sistema, que gera uma série de oportunidades e novos negócios, estará em constante evolução e exigirá investimentos contínuos dos participantes, com pleno potencial para revolucionar os produtos e serviços em nosso mercado financeiro”, afirma Leandro Vilain.


+ Notícias 

Os próximos passos dos meios de pagamento digitais 

Open Banking: o que é e como vai funcionar 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]