Ainda que há alguns anos trabalhar com as redes sociais não fosse essencial, hoje, é quase impossível tornar um novo empreendimento — e até mesmo os antigos —reconhecido sem elas. Para se ter ideia do tamanho do impacto nas vendas, desde 2020, mais de 48% dos empreendedores independentes utilizaram as mídias sociais para vender produtos e, no total, 54% revendem de forma online nos dias de hoje.
Mas que as redes sociais são grandes vitrines para consumo, a maior parte das pessoas já sabe. O que elas desconhecem é que as redes também podem ser um importante canal de Employee Experience (EX), capaz de representantes da beleza.
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Essa ação, mais do que um investimento em digitalização, já é fundamental. Segundo a pesquisa Olha de Novo, realizada pela Avon em 2021, 67% das brasileiras consideram o e-commerce como seu principal canal de compras. E capacitar as revendedoras para usar esse canal é um caminho certeiro.
“A Avon é inovadora desde sua origem porque as Representantes da Beleza sempre foram influenciadoras em suas redes de contato. A digitalização amplia ainda mais essa possibilidade, pois garante a liberdade das Representantes e dos seus clientes de se relacionarem como preferirem”, explica Carol Albuquerque, diretora de Marketing de Relacionamento da Avon.
O forte investimento da Avon nas vendas por redes sociais
Por meio das revendedoras, a Avon passou por algumas mudanças para revenda dos produtos da marca de forma mais inovadora e, acima de tudo, digital. Um dos primeiros passos foi migrar a venda para as plataformas online, por meio do app Minha Avon — loja virtual personalizada da representante —, além do Avon Conecta e a Revista Digital, uma maneira de digitalizar os meios antigos de venda para as representantes.
Todo esse processo economiza saídas e organiza melhor a logística de entrega dos produtos, atributos muito importantes para a renda das revendedoras. E para que todo o processo funcione da melhor forma, a Avon também investiu em cursos gratuitos de marketing digital e vendas nas mídias sociais.
“A Representante pode utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócio para todo o país com o auxílio dos nossos conteúdos e ferramentas, conquistando novos consumidores e, assim, podendo se tornar uma influenciadora digital também”, complementa Albuquerque.
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Como isso se torna uma prática de EX e
beneficia as revendedoras?
Além dos cursos gratuitos e de uma nova possibilidade para se tornar representante — uma atuação mais gerenciável, facilitada e proveitosa no digital, — uma das grandes vantagens é que o uso das redes tem ampliado (e muito) o alcance das vendas, o que traz um impacto positivo às revendedoras.
Prova disso é o relato de Camila Lorrane, representante da marca há mais de uma década. “Minha história com a Avon começou em 2011, quando realizei meu primeiro cadastro como Representante da marca. Na época, eu estava na faculdade e buscava uma fonte de renda extra. Eu trabalhava como professora de matemática na rede pública e já não tinha vontade de continuar na profissão, em um emprego fixo”, comenta a revendedora.
Foi só durante a pandemia que ela compreendeu que o digital poderia ser um grande aliado das revendas da Avon. “Comecei de fato a enxergar o trabalho com a Avon como oportunidade de empreender e conciliar a minha profissão com as tarefas de casa e a minha família. Minha atuação como Representante acabou se tornando minha principal fonte de renda e hoje ganho até mais do que quando lecionava”, completa.
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A ascensão do WhatsApp como canal frequente de vendas
Outro ponto no qual a Avon tem investido forte é nas vendas pelo WhatsApp. Segundo estudo da Consumoteca, que o uso da ferramenta para fins de negócios cresceu 251% em 2021.
“Busco explicar para minhas clientes como podem usar os produtos depois que compraram e estou sempre em contato com elas por meio do WhatsApp para entender como estão sendo suas experiências. Assim, elas voltam a comprar quase que mensalmente comigo”, finaliza Lorrane.
Para Geizy Carla, outra revendedora, o uso da Minha Avon é complementar com o WhatsApp. “Eu tenho uma loja virtual no aplicativo da Avon, mas a ferramenta que mais utilizo para as vendas online é a revista digital que a empresa disponibiliza para as Representantes. Minhas clientes adoram essa facilidade, porque basta selecionar digitalmente o que desejam comprar e me enviar de volta pelo Whatsapp”, explica ela. “Depois da venda, gosto de manter contato com o cliente para saber como está sendo a experiência dele com o produto, se está gostando. Aproveito também para compartilhar nas redes sociais os feedbacks que recebo. Isso ajuda a despertar a curiosidade das pessoas sobre os produtos”, conclui.
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