Pesquisar
Close this search box.
/
/
Apple está próxima de inaugurar sua nova sede bilionária

Apple está próxima de inaugurar sua nova sede bilionária

A fabricante do iPhone investiu US$ 5 bilhões para construir um novo quartel-general em Cupertino, na Califórnia. O projeto tem as digitais de Steve Jobs

Oito anos depois do início da construção, a nova sede da Apple começa a receber os funcionários da gigante da tecnologia. Chamado de Apple Park, o escritório, localizado na cidade californiana de Cupertino, teve o custo estimado em US$ 5 bilhões.

Caso esse valor seja confirmado, seria o suficiente para colocar o Apple Park como a terceira construção mais cara da era moderna. Um levantamento da agência de notícias Bloomberg mostra exatamente isso.

A sede da fabricante do iPhone ficaria atrás do complexo de arranha-céus Abraj Al Bait, da Arábia Saudita, e o hotel e cassino Marina Bay Sands, em Singapura. Eles custaram, respectivamente, US$ 15 bilhões e US$ 5,5 bilhões.

Para se ter uma ideia da fortuna dispendida no Apple Park, até a reconstrução do World Trade Center, em Nova York, foi mais barata. O novo One World Trade Center foi orçado em US$ 3,9 bilhões. Um detalhe curioso, no entanto, é que o prédio da Apple possui apenas quatro andares, contra 104 do edifício símbolo dos ataques terroristas de 11 de setembro

Assinatura de Jobs

O Apple Park foi um dos últimos projetos de Steve Jobs, fundador da empresa e morto em 2011, vítima de um câncer. O design do edifício lembra um disco-voador que acabou de pousar.

Por volta de 12 mil funcionários trabalharão diariamente na sede de Cupertino. Boa parte dos detalhes do prédio foram especificações do próprio Jobs, conhecido por sua mania de controle.

Pequenos itens, como as maçanetas das portas, por exemplo, foram escolhas dele. Algumas paredes foram feitas com uma pedra específica de uma pedreira Kansas – isso porque o fundador queria uma aparência similar aos rochedos encontrados no Parque Nacional de Yosemite, em Nevada, um de seus lugares favoritos.

Além de todos os detalhes, o prédio da Apple terá nove mil vagas de estacionamento e o mesmo número de árvores plantadas dentro de uma área de 260 mil metros quadrados.

Polêmicas

Apesar da grandiosidade, o novo prédio também chama a atenção além de suas cifras. A primeira delas é a ausência de creche para funcionários. Ou seja, aqueles empregados que possuem filhos precisarão encontrar um lugar para deixá-los. Atualmente, as mulheres, que ainda acabam sendo as principais responsáveis pelo cuidado dos filhos, representam 37% do braço da empresa.

“A Apple é um clube para meninos e sempre foi”, disse uma funcionária para a jornalista Barbara Lippert, do site Advertising Age. “Pessoas solteiras ou famílias, que precisam de dois salários em casa, apenas não estão em seu radar. Todos os meus colegas tiveram cônjuges que estavam em casa, em tempo integral.”

O fato reacende a discussão sobre o sexismo nas empresas de tecnologia do Vale do Silício. Em junho do ano passado, Travis Kalanick, CEO e fundador do Uber, foi afastado do cargo após uma série de denúncias. Entre as mais graves, estão as acusações de assédio sexual na empresa que criou polêmica com taxistas.

Alguns, contudo, defendem a questão mais impessoal do novo quartel general da empresa. Para Lucy Kellaway, jornalista e articulista do jornal britânico Financial Times, a medida foi acertada.

“A sede da Apple foi construída sobre a ideia de que o trabalho e o lar são coisas distintas”, disse ela, em sua coluna. “Jamais quis que meu patrão tomasse conta de meus filhos, mas queria contratar minhas próprias babás e deixar o trabalho a tempo de ajudá-las.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]