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Apple e sua tentativa ? frustrada ? de ser sustentável

Apple e sua tentativa ? frustrada ? de ser sustentável

Na tentativa de ser ?mais verde?, empresa compra duas grandes florestas nos Estados Unidos; Ação pode ser prova de limitação da criatividade

Da mesma maneira que a Apple investe em startups de tecnologia e novos centros de dados, passou a investir dinheiro em árvores. Apesar de dinheiro não dar em pé, a gigante de tecnologia ajudou a comprar 36 mil hectares de floresta no Maine e na Carolina do Norte, Estados Unidos, por meio de uma parceria com a organização sem fins lucrativos The Conservation Fund.

Por que investir em árvores?
A empresa utiliza uma grande quantidade de papel nas embalagens queria encontrar uma fonte sustentável de longo prazo para seus subprodutos e uma maneira de ajudar a proteger esses recursos.

Embora a Apple não tenha revelado a quantidade exata de papel que usa, Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais da empresa, escreve que as duas florestas podem produzir apenas a metade da fibra virgem utilizada para embalar o iPhone, iPad, iPod, Mac e Apple TV no ano passado.

A intenção por trás disso é, também, ajudar a ?salvar? as florestas que seriam leiloadas. Isso porque, nos Estados Unidos, grandes empresas florestais começaram a vender vastas áreas de terra, há cerca de 15 anos, acompanhando o mercado de celulose de papel tornando-se global.

O outro lado
Uma das empresas mais criativas presentes no mercado: o iPhone foi a última maior inovação do mundo, criado em 2008 ? especialistas dizem que grandes inovação acontecem a cada quinze anos, em média. E eles consomem papel nas embalagens dos produtos, sem incentivarem os consumidores a reciclá-las.

Por que não vender o aparelho e, no mesmo momento, manter a embalagem na loja e criar uma garantia online para o consumidor? Ou, ainda, oferecer uma árvore para aqueles que aceitarem a ideia? Afinal, 36 mil hectares foram insuficientes para suprir a demanda de embalagens utilizadas no ano passado.

Por que a criatividade da gigante de tecnologia mantem-se tão fechada e restrita a seu mundo dos eletrônicos? Apesar da ação da compra das duas florestas, uma empresa tão à frente do seu tempo poderia ajudar, empresa e consumidor, a pensar de uma maneira diferente e perceber que a responsabilidade é de todos.

Uma atitude gigantesca chama a atenção, mas não é o suficiente.

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