Amazon já é um nome bastante conhecido dos consumidores. A experiência e a tecnologia da empresa são adoradas por todos os cantos do mundo – e, no Brasil, a empresa acaba de anunciar seu primeiro esforço fora do mercado de livros. A partir de hoje, 18, inicia a atividade do marketplace de eletrônicos, com mais de 110 mil produtos entre smartphones, tablets, videogames, câmeras, notebooks e acessórios.
Marcas como Samsung, LG, Motorola, Canon e outras já estão listadas no portfólio disponível. Para o lançamento diversos produtos estão com desconto e a forma de pagamento cartões de débito e crédito (em até 10 vezes sem juros).
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Fora isso, entre os dias 18 e 25 de outubro, os consumidores que realizarem compras receberão um eBook gratuito de uma lista com mais de 40 livros digitais, incluindo títulos como Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, de Leandro Narloch e a série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin.
Diferencial
Há quem diga que a companhia está em expansão lenta no mercado nacional. Em entrevista concedida a Consumidor Moderno na sede da empresa em São Paulo, Alexandre Szapiro, diretor-geral da Amazon Brasil, contou que o passo foi bastante planejado. “Nós só lançamos alguma coisa quando sentimos que estamos prontos para isso. Não temos essa questão de pressa, de ter que sair rápido e lançar”, garantiu.
Nos últimos meses, o grande esforço girou em torno de ofertar a maior gama de produtos possível – e captar os mais diversos vendedores. Os feedbecks positivos dos consumidores brasileiros influenciaram bastante a decisão para iniciar a venda de eletrônicos. “Tivemos muitos elogios dos consumidores, vimos a paixão pelos livros e também a paixão pela tecnologia”, disse.
Em sua visão, a cultura da companhia voltada à preocupação com os problemas dos clientes é fundamental nesse sentido. O atendimento, garante, é diferenciado. “É muito fácil falar com a Amazon. Se o cliente precisa, coloca seu telefone e ligamos diretamente para ele, não é uma gravação”, detalhou. Os consumidores também têm à disposição a garantia de A a Z, modalidade pela qual a própria empresa interfere em um problema de compra e reembolsa o cliente se a situação não for resolvida.
Visão de mercado
Quando questionado sobre os diferenciais da Amazon frente aos seus concorrentes brasileiros, Szapiro explicou que a companhia até observa o mercado, mas não se preocupa com isso. “Gastamos pouca energia com nossos concorrentes. A nossa obsessão é melhorar nosso próprio sistema, a seleção de produtos, o oferecimento de um número cada vez maior de vendedores”, resumiu.
“Tecnologicamente falando, poderíamos ter lançado o marketplace de eletrônicos junto ao de livros, em abril. Mas trabalhamos excessivamente para garantir uma melhor oferta de produtos. Chamamos todo dia de Day One, nunca estamos satisfeitos, queremos sempre trazer coisas novas”, constatou.
A Amazon chegou ao Brasil com a oferta de livros digitais em 2012. Depois disso, passaram a comercializar o Kindle, entraram no mercado de livros físicos em 2014, além da plataforma de serviço de assinatura de livros.