A Amazon anunciou a chegada do Nova Act ao mercado, um agente de Inteligência Artificial (IA) projetado para executar tarefas de forma autônoma diretamente em navegadores web.
Diferente dos chatbots tradicionais, o Nova Act é capaz de navegar em sites, preencher formulários, clicar em botões, selecionar datas em calendários, evitar pop-ups, recusar ofertas extras e até realizar compras online sem intervenção humana.
A ferramenta está disponível inicialmente para desenvolvedores, em fase de testes nos Estados Unidos, e deve ser integrada à próxima geração da assistente Alexa (Alexa+).
Maior precisão e personalização
O Nova Act foi desenvolvido pelo laboratório AGI da Amazon, em São Francisco, com o objetivo de criar agentes que possam agir em ambientes digitais e físicos em nome do usuário. A precisão impressiona: em testes internos, o Nova Act alcançou mais de 90% de acerto em tarefas fragmentadas, superando concorrentes como o Operator, da OpenAI, e a função Computer Use da Anthropic.
O agente pode ser personalizado para executar rotinas recorrentes, como pedir delivery semanalmente, buscar apartamentos por critérios específicos ou agendar compromissos, tornando-se uma solução flexível tanto para consumidores quanto para empresas.
O que isso quer dizer?
Evoluir para desafios mais complexos na experiência do cliente com serviços é o grande desafio hoje com IAs. O mercado de automação movimentou cerca de 200 bilhões de dólares em 2024, e a aposta em agentes capazes de agir de forma autônoma e personalizada é vista como o próximo passo para experiências digitais eficientes com IA.
No caso do Nova Act, uma vez integrado ao Alexa+, o agente poderá aplicar um nível de personalização muito alto. A novidade também coloca a Amazon na corrida dos agentes autônomos, rivalizando com OpenAI, Anthropic e Google, mas com vantagem de escala pela integração ao ecossistema Alexa e ao e-commerce.