/
/
Algospeak: ‘idioma’ próprio para burlar moderação nas redes

Algospeak: ‘idioma’ próprio para burlar moderação nas redes

Criadores de conteúdo transformam o uso da língua para confundir algoritmos, em um movimento que tem sido chamado de 'algospeak'

Não é de hoje que as pessoas criam sistemas, línguas para poder se comunicar mais livremente e burlar algum grau de controle. Crianças já faziam isso com a língua do pê. Vo-po-cê-pê se-pe lem-pem-bra-pra? Usuários do TikTok também estão criando a sua, para escapar da moderação de conteúdo da plataforma e não ter seus conteúdos banidos ou com visibilidade reduzida. A estratégia, esse novo idioma, tem sido chamado de ‘algospeak’, combinação de algoritmo e falar, em inglês.

Para contornar as regras de moderação, os usuários têm substituído ou ‘reescrito’ palavras para que os temas de seus vídeos não caiam na malha fina do TikTok. As diretrizes do TikTok não listam palavras proibidas, mas algumas coisas são consistentes o suficiente para que os criadores decidam evitá-las, e muitos compartilham listas de palavras que acionaram o sistema. Como funciona? Você já deve ter visto uma berinjela para designar o órgão sexual, ou o uso de letras no meio das palavras para embaralhar o algoritmo.

Leia Mais: Popularidade de BeReal, caçulinha das redes sociais, dispara

A tática também serve para evitar engajamento com palavras-chave ou nomes, e não impulsionar um assunto. A tr0ca de letr4as por números, por exemplo, atrapalha o SEO, a otimização dos mecanismos de busca do Google, o SEO. Essa estratégia foi batizada de “Voldemorting”, em referência ao personagem da saga Harry Potter, a quem os personagens se referiam como “aquele que não deve ser nomeado”.

Furando a cerca da moderação

Com a ascensão das redes sociais vieram os influencers, o social marketing, mas também os discursos de ódio online, as fake news. Os algoritmos são, de uma certa forma, um avanço das iniciativas e tecnologias para monitorar o conteúdo debatido nas plataformas. E também para amplificar assuntos e personalidades que estão dizendo o termo que mais funciona.

Com isso, os algoritmos de moderação de conteúdo passaram a ter cada vez mais impacto em como as mensagens são vistas e amplificadas. Essa nova forma de linguagem, algospeak, nada mais é que uma forma de se comunicar antenada à isso. E que também serve para conseguir evitar que algumas discussões reverberem à revelia das big techs que controlam as mídias sociais.

Leia Mais: Por que a Geração Z gosta tanto do TikTok?

Panoramic em vez de pandemic. Cornucópia em vez de homofobia. Leg Boots em vez de LGBT são alguns termos que o “New York Times” encontrou no TikTok. Segundo o jonal, o medo de que tópicos sexuais desencadeiem problemas levou alguns criadores a usarem “boot Leg” para L.G.B.T.Q. e “cornucópia” em vez de “homofobia”. Sexo tornou-se “seggs”. Assim como maneiras de burlar referências à Covid-19 para que os conteúdos não sejam confundidos com desinformação.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O aumento do uso desses neologismos indica, para alguns usuários, que a moderação do TikTok é muito rígida. Ao mesmo tempo em que a empresa afirma que é necessário ser firme em uma comunidade online livre, uma porta-voz do Tiktok afirmou ao NYT que os usuários podem estar exagerando na crítica, apontando que há vários vídeos populares que falam de sexo de várias formas, desde esquetes de humor à vídeos didáticos de como falar sobre sexo com crianças.


Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]