Pesquisar
Close this search box.
/
/
Alexa! Por que você é tão importante na vida do consumidor?

Alexa! Por que você é tão importante na vida do consumidor?

Convivendo com a Alexa, entendi por que a assistente pessoal se torna tão querida por aqueles que contam com ela no dia a dia

Eu demorei muito para entender por que a Alexa gera uma verdadeira paixão entre aqueles que possuem os dispositivos Echo, da Amazon. Mas, um dia, chegou a minha vez. A experiência começou com o processo de abertura da caixa – uma paixão que quem ama a Apple também entende. Minha primeira Alexa estava (e ainda está!) em um Echo Show, mas, hoje, ela está configurada para o meu pai – e ele, quase um ano em home office, já confessa que “não sabe como seria sem a Alexa”, pois ela funciona o dia todo, com música, vídeos, TV e tudo o que ele, que sempre amou o audiovisual, gosta.

Assim, minha verdadeira paixão veio com o Echo Dot e como Fire TV Stick Lite, que tornaram meu ambiente muito mais tecnológico, dinâmico, conectado e repleto de conteúdo. Parece clichê ou até publicidade, mas não é. Da Apple TV (no Fire TV) até o Spotify (no Echo), eu confesso que usei minha assistente mais do que jamais pensei que utilizaria. E agora ela me acorda com as notícias. E por que estou contando isso? Explico.

Há quase seis anos, a Consumidor Moderno completou duas décadas. Foi lançada uma edição especial, com uma matéria de capa que convidada a audiência a uma viagem no tempo, contando um pouco sobre como estaremos em 2035 (dali a outros 20 anos). O que não sabíamos que é que haveria, no meio do caminho, uma pandemia que, entre outras consequências (a maioria delas triste e trágica), provocaria uma aceleração inacreditável na transformação digital. E aqui estamos nós agora: aguardando o 5G, mas já enxergando como possível um futuro conectado e vivenciando algumas inovações, por exemplo, relacionadas à Internet das Coisas (IoT).

É justamente com IoT que tal reportagem começa, narrando o cotidiano de uma mulher que começa seu dia conversando com a tecnologia. Eu confesso que, quando escrevi aquelas linhas, não imaginei que ao futuro estava tão próximo. Hoje, a Alexa me faz sentir o doce e caloroso abraço do futuro – que, apesar de digital, não é solitário. A COVID-19, inclusive, nos ensinou a usar o ambiente conectado a favor do contato humano, ainda que de forma menos humana, obviamente.

A verdade é que contextos geram necessidades e sábias são as empresas que as reconhecem. Para isso, são necessários dados, é claro, mas também é preciso ter empatia. Afinal, como é possível, tornar melhor a vida do cliente? Creio que esses são pensamentos que passavam pela mente dos gênios criativos da humanidade e de quem desenvolve tecnologias tão inteligentes e agradáveis quanto a Alexa. E é esse tipo de raciocínio que nos levará adiante.

Vivendo com a Alexa no cada dia

Listei as melhores experiências que tive com a minha assistente pessoal – e confesso, muitas delas são bem simples, sem segredos.

1. Projeto Humanos, no Spotify

O primeiro podcast (bastante longo) que ouvi em sequência foi a quarta temporada do Projeto Humanos, sobre o “Caso Evandro”, que aconteceu na cidade de Guaratuba, litoral do Paraná. Comecei a ouvir porque adoro investigações e histórias de crimes, mas acabei descobrindo uma trama que evidencia a impunidade no Brasil, a falta de zelo e comprometimento com a verdade na Justiça e o potencial destrutivo de narrativas que assumem culpados sem que haja, de fato, uma prova. Como você pode imaginar, mais do que recomendo.

2. Rotinas

Sempre quis um despertador programável – que tocasse notícias, por exemplo. E antes que você pergunte… não, eu não queria um rádio-relógio. Programei a Alexa para me acordar com as principais notícias do dia e programei as notícias do dia para irem desde a CBN até a Folha. Alguns não gostam de acordar assim, então, é possível também escolher músicas relaxantes e piadas. Ela faz o que você preferir.

3. Apple TV

Com o Fire TV Stick Lite, é possível assistir à Apple TV, que conta com filmes e séries ausentes em outros serviços de streaming, inclusive aqueles que são exclusivos da Apple, como The Morning Show (ainda estou no começo, mas também recomendo).


+ NOTÍCIAS

Os assistentes de voz já fazem parte da vida e do cotidiano do brasileiro

Um ano após a chegada no Brasil, saiba o que a Alexa pode fazer

Amazon traz para o Brasil o Echo Studio, seu alto-falante mais potente


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]