Pesquisar
Close this search box.
/
/
Acabou a bateria do celular: e agora, quem poderá nos defender?

Acabou a bateria do celular: e agora, quem poderá nos defender?

Uma empresa pernambucana criou uma estação para recarga de energia. O projeto foi desenvolvido pela empresa SiliconReef e traz uma solução prática e sustentável para as emergências corriqueiras

 
Em pleno ano de 2015, é muito difícil encontrar alguém que não utilize celular ou outro tipo de dispositivo móvel. Atenta à necessidade desse público, a empresa pernambucana SiliconReef, de Recife, desenvolveu uma estação de carregamento solar na rua, que pretende ajudar quem precisa carregar os aparelhos em caso de urgência. O projeto contou com o apoio do programa nacional Design Export, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Centro Brasil Design, que tem por objetivo apoiar empresas brasileiras a desenvolverem produtos inovadores com design diferenciado voltados à exportação.

 A estação de recarga da SiliconReef, empresa que cria soluções e projetos tecnológicos aliados à sustentabilidade energética, é baseada em um totem com conectores para seis celulares ou dispositivos móveis. A energia necessária para carregar esses aparelhos é capturada pelo painel solar e armazenada em uma bateria estacionária. A ideia é que a estação seja instalada em praças públicas, orlas, parques e outros lugares estratégicos onde o usuário pode recarregar seu aparelho. Além de trazer uma solução para um problema cada vez maior (a curta duração de bateria) a estação agrega valor ao ambiente com sua aparência sofisticada.

 De acordo com o designer Hugo Honijk, da Spark Design & Innovation, empresa responsável pelo design da estação, o processo de criação aconteceu em três etapas. ?Primeiramente, fizemos uma pesquisa de mercado sobre os sistemas de recarga existentes. Mapeamos todos esses sistemas e analisamos suas características e pontos de melhoria. Na segunda etapa, a de Design Industrial, fizemos pesquisas e criamos moodboards que representam o estilo visual (forma, cores, material, acabamento) que achamos mais adequado para a estação.  Desenhamos várias alternativas até chegar no conceito que une o design industrial atraente e inovador, usabilidade e facilidade de montagem e manutenção?, explica Hugo.

A terceira e última etapa foi o projeto técnico mecânico da estação, sendo que o desenho foi aprimorado de acordo com as especificações de produção do produtor.
 Para Marília Lima, da Silicon Reef, o programa Design Export proporcionou a criação de um produto com design inovador e de alto impacto. ?Esses aspectos têm facilitado a promoção da estação e aumentado as chances de venda. A partir desse produto, novas demandas estão surgindo. Além da alavancagem comercial, o Design Export também nos deu acesso a fornecedores de alta qualidade, fato que ampliou a nossa visão estratégica em relação a design de produto?, detalha a executiva.

O resultado, segundo Marília, é um produto que se destaca no mercado. ?O design da estação ficou completamente diferente dos concorrentes, com um visual diferenciado e conectado ao aspecto ecológico e de sustentabilidade. Além disso, o projeto possibilitou a melhoria da usabilidade e a redução do custo de fabricação?, completa.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Leia mais:
Spray transforma superfícies em geradoras de energia limpa
Lixo da indústria de alimentos pode virar energia limpa
Energia limpa: momento mais que propício ao investimento
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]