Estamos cientes do momento complexo, tanto econômico como político do nosso país atualmente, mas também não é novidade as várias crises que já passamos nos últimos anos. Definitivamente o Brasil tem que ser encarado como um país de longo prazo e repleto de oportunidades, pois várias áreas apresentam demandas ainda não atendidas.
Como brasileiros, temos desenvolvido frequentemente a nossa capacidade de resiliência, até para suportar o ambiente hostil de negócios que temos, como alta carga tributária, burocracia excessiva, leis trabalhistas defasadas em relação ao novo contexto econômico, entre vários outros fatores negativos da nossa história.
Mas não podemos simplesmente parar e esperar o mau momento passar para voltar a ter uma atuação mais forte no mercado. Agora, é mais importante ter uma estratégia e táticas bem definidas para enfrentar esse momento e ter clareza, de que desistir não deveria ser uma opção.
Dentro desse cenário as franquias ganham destaque como uma oportunidade de investimento. Apesar de parecer contraditório, com uma possível queda no consumo em alguns segmentos, mas por outro lado há alternativas de pontos comerciais com redução de aluguéis, mão de obra relativamente preparada e sedenta por uma oportunidade de trabalho e ainda a nossa veia empreendedora que se aflora nesses momentos.
Não se pode avaliar a franquia como certeza de sucesso absoluto, apesar do modelo de negócios contar com uma estrutura de apoio, conhecimento organizado em manuais e suporte, marca reconhecida, entre vários outros benefícios do sistema de Franchising. É um negócio que apresenta riscos como qualquer outro, porém com maior taxa de sucesso se comparado com negócios independentes.
De maneira estruturada, o processo de investimento em uma Franquia tem os seguintes passos:
Autoconhecimento
? Momento de vida e desejo de correr riscos
? Capacidade financeira, de investimento e de se bancar por períodos longos
? Gostos e preferências por negócios e produtos
? Apoio familiar
Oportunidades
? Avaliar segmentos e indústrias
? Identificar tendências de negócios e extinção de segmentos
? Pesquisar números do mercado (margens, indicadores de performance, etc)
Escolher no mínimo 3 Franquias para comparar
? Levante informações de cada negócio
? Realize reuniões e participe das entrevistas
? Questione a Franqueadora, tire todas as suas dúvidas
? Entenda o DNA de cada marca, a cultura da empresa
? Aja como cliente de cada negócio, procure visitar as unidades
? Compare, realize avaliações aprofundadas de cada negócio
Converse com os atuais Franqueados da Rede
? Tanto os atuais, como os que se desligaram da rede
? Procure entender os motivos de satisfação e de insatisfação
? Vá a campo, de fato, monitore a concorrência de cada negócio
Avalie os modelos de negócios
? Financeiro ? quais os resultados estimados, indicadores de performance críticos, margens
? Comercial ? como é o processo de compra e venda de produtos e serviços, gestão da equipe de atendimento
? Jurídico ? avalie os documentos legais obrigatórios (Circular de Oferta de Franquia, Pré-contrato e Contrato de Franquia)
? Logístico ? como é o processo de entrega de mercadorias e suprimentos
Clareza da essência de uma Franquia
? Papel de cada parte, Franqueador e Franqueado
? Respeito aos padrões e diretrizes da Franquia
? Entrega da excelente experiência de consumo para o cliente final
? Certeza de que sucesso depende de forte dedicação, disciplina e atuação empresarial na gestão de sua unidade.
Aproveitar as oportunidades, avaliar criteriosamente os negócios e ter clareza das responsabilidades do empresário são elementos fundamentais para o sucesso no investimento em Franquias.
Adir Ribeiro, Presidente e Fundador da Praxis Business