Na Era pós-digital, momento em que a sociedade se encontra, a tecnologia já foi integrada em todos os processos cotidianos, tornando as soluções de TI “invisíveis” na nossa rotina. Com isso, a transformação digital é uma temática bastante discutida em diversas áreas e negócios.
Apesar disso, muitas empresas ainda não transitaram em direção à transformação digital, ou não elaboraram uma estratégia para dar um passo em direção a processar essas mudanças. Ao contrário do que se possa pensar, passar por esse processo não é simplesmente implantar ferramentas tecnológicas em uma organização, envolve uma revisão geral da empresa, adequando metodologias e ferramentas que redefinirão as estruturas da organização.
A transformação digital é uma realidade que cresce exponencialmente e impacta diretamente os negócios e sua relação com os clientes. Apesar disso, muitas empresas se mostram resistentes a esse processo e as consequências serão drásticas se elas não acelerarem sua transição. Isso porque após a digitalização, nada mais será como antes.
Uma pesquisa realizada em 2020 pela Forbes mostra que 60% das empresas que passaram por uma transformação digital criaram novos modelos de negócios. A maioria das que passaram pelo processo foi impulsionada por oportunidades de crescimento, seguidas por aumento da pressão competitiva e novos padrões regulatórios. Entre os benefícios percebidos estão a eficiência operacional aprimorada (40%), o tempo de lançamento no mercado mais rápido (36%) e a capacidade de atender às expectativas do cliente (35%).
Uma questão de acompanhar o mercado
Aquelas organizações que ainda não se movimentaram para seguir o caminho da transformação digital estão atrasadas, mas ainda há tempo. Apesar de 89% de todas as empresas já terem adotado uma estratégia de negócios digital primeiro ou planejam fazê-lo, apenas 7% das empresas implementaram totalmente suas transformações digitais.
Mas, o processo precisa ser rápido – e as empresas que ainda estão na estaca zero têm consciência disso. Enquanto 59% temem que seja tarde demais, 55% acreditam que têm menos de um ano antes de começarem a perder participação no mercado.
O ser humano tem uma incrível capacidade de adaptação e revolução em tempos de crise. Seja em uma crise econômica, política ou de saúde como a que vivemos agora, sempre encontramos uma maneira de nos reinventar e sair mais fortalecidos.
Assim também acontece no mundo da tecnologia. O caminho para esta implementação não é mais longo como já foi um dia. Atualmente todos os setores da economia possuem pelo menos uma grande Plataforma Digital para atender aos seus negócios.
Nós temos tirado muito proveito dela com aumento da produtividade, possibilidade de comunicação constante da equipe, informações disponíveis aos gestores em tempo real, total transparência dos estados dos serviços, medição de grau de atividade, etc; e com isso beneficiado a todos os clientes. E isso só tende a crescer.
Não à toa, todo negócio que pretende ganhar escala e perenidade em um mercado de competição phygital precisa construir ou se acoplar a uma plataforma.
Confira outros dados para refletir melhor sobre isso:
- Os principais setores para estratégias de negócios com foco no digital são serviços (95%), serviços financeiros (93%) e saúde (92%);
- 39% dos executivos acreditam que suas empresas obterão o máximo valor das iniciativas de transformação digital em três a cinco anos;
- 65% das empresas estão otimistas quanto à sua capacidade de se adaptar às interrupções tecnológicas nos próximos três anos.
- 44% das empresas já iniciaram uma abordagem digital em primeiro lugar para operações e envolvimento do cliente.
- 87% das empresas acham que o digital vai atrapalhar seu setor, mas apenas 44% estão preparados para uma possível ruptura digital.
- 71% das empresas digitalmente maduras afirmam que podem atrair novos talentos com base no uso de dados, em comparação com 10% das empresas digitais em estágio inicial
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