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99Food volta ao Brasil com promessa de delivery sem taxas para restaurantes

99Food volta ao Brasil com promessa de delivery sem taxas para restaurantes

Após encerrar operações em 2023, plataforma volta a operar com proposta agressiva: zerar comissões por dois anos

No território de delivery de comida, o iFood reina praticamente sozinho. Mas esse domínio pode estar com os dias contados. A 99Food, controlada pela gigante chinesa Didi, está de volta ao mercado brasileiro. E o retorno veio junto a uma proposta ambiciosa: oferecer o serviço sem taxas ou comissões para os restaurantes por um período de dois anos.

A retomada da operação faz parte de um plano de expansão da 99, que prevê um investimento de R$ 1 bilhão no país ao longo dos próximos anos. O aplicativo deve voltar a operar ainda no primeiro semestre deste ano e já começa a movimentar o setor.

Enquanto o iFood lidera a maior fatia do mercado, o Rappi mantém menor presença. Já o Uber Eats saiu completamente do país. Nesse contexto, a 99Food aposta no diferencial estratégico para aumentar o lucro dos estabelecimentos.

A partir desta terça-feira (29), restaurantes de todo o Brasil já podem se cadastrar na plataforma. Quando o serviço for lançado, eles terão acesso direto à base de mais de 55 milhões de usuários da 99.

Um novo modelo de negócios para o delivery

A 99Food quer transformar o delivery em uma fonte real de lucro. Segundo a empresa, restaurantes que aderirem ao novo modelo poderão aumentar a margem em até 20% por pedido, além de oferecer preços mais competitivos para os consumidores.

“Restaurantes não precisam mais ceder um terço do que ganham só para cobrir custos”, afirma Bruno Rossini, diretor sênior da 99. “Isso é uma revolução. Estamos devolvendo o controle do mercado para quem cozinha e quem entrega.”

Rossini pontua que essa não é uma ação promocional, mas sim o novo padrão da empresa. “Queremos crescer juntos: restaurantes, entregadores e clientes, todos ganhando com um modelo mais justo e inteligente. Nossa ambição é transformar o delivery e moldar um novo futuro para o setor de alimentação no país.”

O relançamento da plataforma também busca democratizar o acesso ao delivery. Atualmente, segundo a empresa, dos mais de 400 mil restaurantes no Brasil com capacidade para entregas, muitos ainda estão fora das plataformas digitais por não conseguirem arcar com as altas comissões cobradas. A 99Food quer mudar esse cenário.

Dois modelos de operação

Os restaurantes que se cadastrarem poderão escolher entre duas modalidades de operação:

  • Full Service: a 99Food cuida de todo o processo logístico, cobrando apenas uma taxa fixa de entrega, proporcional à distância;
  • Marketplace: o restaurante utiliza a plataforma para receber pedidos e faz a entrega por conta.

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