/
/
Marketing em 2020: 8 tendências antecipadas no Web Summit Lisboa

Marketing em 2020: 8 tendências antecipadas no Web Summit Lisboa

Líderes de grandes empresas discutem os desafios e incertezas do setor para o próximo ano. Descubra quais foram os principais insights do encontro
6 November 2019; Speakers, from left, Fernando Machado, CMO, Burger King, Gail Heimann, President & CEO, Weber Shandwick, Katia Bassi, CMO, Automobili Lamborghini, and Marty Swant, Reporter, Forbes, on Centre Stage during day two of Web Summit 2019 at the Altice Arena in Lisbon, Portugal. Photo by Vaughn Ridley/Web Summit via Sportsfile

Nunca foi tão complicado envolver clientes em todo o mundo. Da rapidez das mídias sociais às incertezas políticas, o marketing global é um desafio que apenas os melhores conseguem dominar.
Durante o painel “O marketing em 2020”, no Web Summit Lisboa, Fernando Machado, CMO do Burger King, Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick, Katia Bassi, CMO da Lamborghini e Marty Swant, repórter da Forbes, que foi a mediadora, apresentaram as tendências e desafios que o próximo ano reserva para o setor.

(Foto Vaughn Ridley)

Confira as principais tendências de marketing em 2020:

1. CAPACITE PESSOAS A SEREM ÁGEIS

Para Fernando Machado, que leva em seu currículo diversas campanhas publicitárias premiadas, o segredo será administrar o tempo, se manter ágil diante de diferentes marcas e personalidades, capacitando as pessoas certas para fazer cada trabalho e garantir que elas estejam seguindo a sua mesma visão.

“Temos uma equipe muito forte e uma cultura muito forte no Burger King”


2.COMPARTILHE METAS E ESTRATÉGIAS

Saber cascatear as metas da empresa para todos os níveis de colaboradores também é fator decisivo para o desempenho dos times de marketing. E o segredo é entender qual é o principal objetivo estratégico da marca e levar isso para o monitor de cada um.


3. USE A CRIATIVIDADE COM RELEVÂNCIA

A criatividade pode ser uma fonte de vantagem competitiva, por isso, jamais subestime a inteligência do consumidor.

“Entregue algo relevante para o público-alvo específico”

Fernando Machado, CMO do Burger King


4. OFEREÇA EXPERIÊNCIAS PARA OS CLIENTES

Pense em interação pessoal e como isso se relaciona com sua a marca. É muito importante ter uma conexão direta com os clientes. “Temos a sorte de ter uma base de clientes muito jovem. Eles são muito enérgicos. Portanto, para nós é fundamental organizar atividades onde eles podem testar o carro, mas talvez tenham um relacionamento pessoal com o executivo da marca, porque o mais importante para ele não é ser um número”, diz Bassi sobre a Lamborghini.

“Clientes adoram a ideia de que têm um relacionamento pessoal com a marca e sentem que realmente são alguém para a empresa”


5. USE  DADOS COM PERSONALIZAÇÃO

Não importa qual canal ou tecnologia. Entenda o comportamento digital daquele indivíduo. “Mesmo que saiba usar dados, você ainda precisa lembrar da ideia que te levou a criar aquele produto e em quem está pensando em usá-la”, aconselha Gail Heimann.

“São mais e mais dados para alcançar nosso consumidor de uma maneira otimizada e super personalizada, então foque no que a marca representa e como você diz isso a eles”

Fernando Machado, CMO do Burger King


6. ENCONTRE O PROPÓSITO DA MARCA COM VERDADE

No fundo, parece um monte de chavões, mas muitos consumidores têm pensado em como as marcas se relacionam com certas causas. E como a empresa pode definir seu propósito? “Apenas falar com pessoas por aí para parecer legal ou para tentar fazer parte da conversa, não funciona”, diz Bassi.

Quando a marca se apropria de uma causa, ela precisa viver de acordo com isso. As empresas se tornam responsáveis não apenas pela base de consumidores, mas também pela base de funcionários e partes interessadas.

“Para que a marca possa ter uma causa, pense bem se essa causa faz parta do seu ecossistema”

Katia Bassi, CMO da Lamborghini


7. CRIE UMA COMUNIDADE

Gail Heimann acredita que plataforma é onde está o público. E é de lá que vem o retorno de vendas.

“Podemos trabalhar em conjunto com algumas plataformas para resolver problemas que eram realmente difíceis de prever e, assim, criar diálogo”


8. PREVEJA A LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS

A Lei de Proteção de Dados já vem mudando enormemente a maneira como os profissionais de marketing têm que pensar na personalização de anúncios baseada em dados internos e como isso afeta os negócios. Mas também levanta a questão de qual é a necessidade de estarmos tão conectados. A Lamborghini já vem se adequando. “Temos nossas equipes de tecnologia ao lado do jurídico para nos ajudar. Não tivemos experiências ruins nessa área, mas é algo que precisamos estar muito próximos. É uma coisa que todos estamos aprendendo”.

Na Weber Shandwick não é diferente. “É uma grande oportunidade de reeducar nosso pessoal sobre ética de dados. Temos novas equipes pra isso, pensando em como usar de maneira correta e apropriada”, conta Gail.


JÁ SEGUE A CONSUMIDOR MODERNO NAS REDES SOCIAIS?

Acompanhe a cobertura completa do Web Summit usando a hashtag #cmnowebsummit e não perca nenhuma atualização


Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Spotify anuncia recursos de Inteligência Artificial, venda antecipada de ingressos e parceria com a Universal Music para ampliar engajamento
A nova disputa Spotify pelo tempo do usuário
Spotify anuncia recursos de Inteligência Artificial, venda antecipada de ingressos e parceria com a Universal Music para ampliar engajamento.
Marcio Filho, diretor de Pós-Vendas do BMW Group Brasil.
Como a BMW transformou conectividade em relacionamento
Com mais de 80% dos veículos conectados no Brasil, a BMW usa dados gerados pelos próprios carros para antecipar demandas, reduzir atritos e construir uma base de clientes promotores da marca.
Mais contexto, menos estatística: a IA inaugura uma nova fase da personalização no relacionamento com clientes.
Adeus personas: A IA quer conhecer o indivíduo
Mais contexto, menos estatística: a IA inaugura uma nova fase da personalização no relacionamento com clientes.
Nova estrutura fortalece estratégia para escalar tecnologia e inovação do Grupo Almaviva globalmente e reforça papel da TIVIT na América Latina e a geração de valor com IA para os clientes.
Grupo Almaviva cria diretoria global de IA
Nova estrutura fortalece estratégia para escalar tecnologia e inovação do Grupo Almaviva globalmente e reforça papel da TIVIT na América Latina e a geração de valor com IA para os clientes.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 296

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfírio
IMAGEM: IA Generativa | ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Gustavo Bittencourt
[email protected]

Juliana Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Coordenadoras
Nayara Manfredi
Paula Coutinho

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.