Pesquisar
Close this search box.
/
/
Marketing em 2020: 8 tendências antecipadas no Web Summit Lisboa

Marketing em 2020: 8 tendências antecipadas no Web Summit Lisboa

Líderes de grandes empresas discutem os desafios e incertezas do setor para o próximo ano. Descubra quais foram os principais insights do encontro

Nunca foi tão complicado envolver clientes em todo o mundo. Da rapidez das mídias sociais às incertezas políticas, o marketing global é um desafio que apenas os melhores conseguem dominar.
Durante o painel “O marketing em 2020”, no Web Summit Lisboa, Fernando Machado, CMO do Burger King, Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick, Katia Bassi, CMO da Lamborghini e Marty Swant, repórter da Forbes, que foi a mediadora, apresentaram as tendências e desafios que o próximo ano reserva para o setor.

marketing
(Foto Vaughn Ridley)

Confira as principais tendências de marketing em 2020:

1. CAPACITE PESSOAS A SEREM ÁGEIS

Para Fernando Machado, que leva em seu currículo diversas campanhas publicitárias premiadas, o segredo será administrar o tempo, se manter ágil diante de diferentes marcas e personalidades, capacitando as pessoas certas para fazer cada trabalho e garantir que elas estejam seguindo a sua mesma visão.

“Temos uma equipe muito forte e uma cultura muito forte no Burger King”


2.COMPARTILHE METAS E ESTRATÉGIAS

Saber cascatear as metas da empresa para todos os níveis de colaboradores também é fator decisivo para o desempenho dos times de marketing. E o segredo é entender qual é o principal objetivo estratégico da marca e levar isso para o monitor de cada um.


3. USE A CRIATIVIDADE COM RELEVÂNCIA

A criatividade pode ser uma fonte de vantagem competitiva, por isso, jamais subestime a inteligência do consumidor.

“Entregue algo relevante para o público-alvo específico”

Fernando Machado, CMO do Burger King


4. OFEREÇA EXPERIÊNCIAS PARA OS CLIENTES

Pense em interação pessoal e como isso se relaciona com sua a marca. É muito importante ter uma conexão direta com os clientes. “Temos a sorte de ter uma base de clientes muito jovem. Eles são muito enérgicos. Portanto, para nós é fundamental organizar atividades onde eles podem testar o carro, mas talvez tenham um relacionamento pessoal com o executivo da marca, porque o mais importante para ele não é ser um número”, diz Bassi sobre a Lamborghini.

“Clientes adoram a ideia de que têm um relacionamento pessoal com a marca e sentem que realmente são alguém para a empresa”


5. USE  DADOS COM PERSONALIZAÇÃO

Não importa qual canal ou tecnologia. Entenda o comportamento digital daquele indivíduo. “Mesmo que saiba usar dados, você ainda precisa lembrar da ideia que te levou a criar aquele produto e em quem está pensando em usá-la”, aconselha Gail Heimann.

“São mais e mais dados para alcançar nosso consumidor de uma maneira otimizada e super personalizada, então foque no que a marca representa e como você diz isso a eles”

Fernando Machado, CMO do Burger King


6. ENCONTRE O PROPÓSITO DA MARCA COM VERDADE

No fundo, parece um monte de chavões, mas muitos consumidores têm pensado em como as marcas se relacionam com certas causas. E como a empresa pode definir seu propósito? “Apenas falar com pessoas por aí para parecer legal ou para tentar fazer parte da conversa, não funciona”, diz Bassi.

Quando a marca se apropria de uma causa, ela precisa viver de acordo com isso. As empresas se tornam responsáveis não apenas pela base de consumidores, mas também pela base de funcionários e partes interessadas.

“Para que a marca possa ter uma causa, pense bem se essa causa faz parta do seu ecossistema”

Katia Bassi, CMO da Lamborghini


7. CRIE UMA COMUNIDADE

Gail Heimann acredita que plataforma é onde está o público. E é de lá que vem o retorno de vendas.

“Podemos trabalhar em conjunto com algumas plataformas para resolver problemas que eram realmente difíceis de prever e, assim, criar diálogo”


8. PREVEJA A LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS

A Lei de Proteção de Dados já vem mudando enormemente a maneira como os profissionais de marketing têm que pensar na personalização de anúncios baseada em dados internos e como isso afeta os negócios. Mas também levanta a questão de qual é a necessidade de estarmos tão conectados. A Lamborghini já vem se adequando. “Temos nossas equipes de tecnologia ao lado do jurídico para nos ajudar. Não tivemos experiências ruins nessa área, mas é algo que precisamos estar muito próximos. É uma coisa que todos estamos aprendendo”.

Na Weber Shandwick não é diferente. “É uma grande oportunidade de reeducar nosso pessoal sobre ética de dados. Temos novas equipes pra isso, pensando em como usar de maneira correta e apropriada”, conta Gail.


JÁ SEGUE A CONSUMIDOR MODERNO NAS REDES SOCIAIS?

Acompanhe a cobertura completa do Web Summit usando a hashtag #cmnowebsummit e não perca nenhuma atualização


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]