Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 planilhas de controle financeiro empresarial e como usá-las

6 planilhas de controle financeiro empresarial e como usá-las

São diversos os pontos que o empresário tem que administrar para que a área financeira da empresa opere de vento em popa
 
Para auxiliar nesse processo, as planilhas de controle financeiro empresarial são ferramentas importantes. Por meio delas é possível antecipar problemas, como falta de estoque e fluxo de caixa deficiente, e também fazer o planejamento estratégico do negócio, independentemente do seu porte. 

Conheça os tipos de planilha de controle financeiro empresarial, descubra como podem fazer a diferença para seu negócio e aprenda como usar a ferramenta.

Planilha de vendas

Ferramenta importante para descobrir a sazonalidade do negócio, ela deve conter colunas com o número da venda realizada, a data em que aconteceu, o valor, número de produtos e o nome do funcionário que efetuou a venda. 

Ao criar o hábito de registrar todas as vendas realizadas, você tem acesso a informações importantes sobre o seu negócio, como número de vendas por vendedor, preço médio dos produtos e número de vendas total em determinado período.

Planilha de controle analítico de clientes

Ter acesso rápido ao histórico de compras do cliente é essencial para o empresário. Com a planilha de controle analítico de clientes você pode ter acesso aos últimos itens comprados pelo cliente, valor, forma e prazo de pagamento etc. Ela pode ser uma aliada e tanto na hora de verificar quem está com pagamentos em atraso e aqueles que estão constantemente inadimplentes.

Planilha de controle de caixa

O fluxo de caixa negativo é uma das grandes razões para uma empresa ir à falência. Por isso, fazer o lançamento diário de entradas e saídas financeiras ajuda a manter o controle e saber quanto dinheiro terá em caixa no futuro. 

A planilha de controle de caixa não pode deixar de ter todos os custos fixos (como despesas pessoais e administrativas) e pró-labore dos sócios. O mais comum é fazer o controle mensal, mas quem preferir por fazer semanalmente ou a cada 15 dias.

Planilha de controle de compras e estoque

Manter o estoque sob controle é essencial para não haver falta ou excesso de itens. Para gerenciar com sabedoria essa parte tão importante da empresa, conte com a ajuda de uma planilha, que deve conter indicadores como solicitações de pedidos, compras canceladas, situação da entrega, número de estoque e vendas. 

Por meio da análise destes dados é possível ter acesso ao estoque médio e identificar as oportunidades que existem para aumentar as vendas da empresa.

Planilha de controle de pagamentos e recebimentos

Ferramenta importante para o planejamento, ela é útil para observar qual será a situação do negócio nos próximos meses ou ao longo do ano. 

Por meio da planilha, você pode avaliar em que meses a empresa terá mais dinheiro no caixa e se as receitas e as despesas estão equilibradas. 

Use a planilha para saber o ponto de equilíbrio do negócio, que é o indicador que mostra quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos corporativos. Com o ponto de equilíbrio é possível saber em que momento sua empresa conseguirá igualar os custos com as receitas. 

Planilha de controle financeiro empresarial x software de gestão

A planilha de controle financeiro empresarial conquista muitos gestores por ser uma ferramenta simples e sem custos. No entanto, quem busca agilidade e maior eficácia, deve considerar substituir as planilhas por softwares de gestão. Entre os benefícios estão mobilidade e fácil acesso à informação, maior controle dos dados e visão ampla do negócio. 
 
*Via GuiaBolso.
 
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]