A rede varejista de móveis IKEA simboliza um tipo vencedor de empresa. O tipo de companhia que possui determinados valores, não abre mão deles e, principalmente, comunica esses valores claramente a seus consumidores.
1 ? A empresa não tem medo de ser old school
Nesses tempos em que a internet ganha espaço no varejo a cada dia, a IKEA não tem vergonha alguma de investir em catálogos de papel. E, ainda por cima, divulga seus catálogos de uma forma muitíssimo bem humorada. Veja no vídeo abaixo o lançamento de seu ?bookbook? de 2014:
2 ? A empresa é palco de brincadeiras de seus clientes
Em 2012, a empresa recebeu em uma loja em Essex, no Reino Unido, 100 clientes que faziam parte do grupo ?I wanna have a sleepover in IKEA? (?eu quero dormir uma noite na IKEA?) para uma ?festa do pijama?, com direito a filmes, massagistas e manicures. Em 2014, uma cliente pediu para fazer uma brincadeira de esconde-esconde com seus amigos em uma loja na Bélgica. O sucesso foi tão grande que grupos se organizaram no Facebook para fazer ações semelhantes na Holanda, mas a confirmação da presença de dezenas de milhares de pessoas fez com que a IKEA pedisse aos organizadores que remarcassem o esconde-esconde para outros locais.
3 ? A empresa é engajada em ações sociais
Por meio de seu braço socialmente responsável, a IKEA Foundation, a IKEA realiza ações em prol de comunidades carentes. Dois anos atrás, a empresa desenvolveu um protótipo de casas de madeira para os refugiados das guerras na Ásia e na África. O modelo comporta até 5 pessoas, possui painel solar para geração de energia, é montado em 4 horas e tem vida útil de 3 anos. Depois de testadas no Iraque e na Etiópia, as casas ganharam status: 10 mil unidades foram encomendadas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), com a expectativa de construção de 30 mil residências em 3 anos. A empresa também conta com programas de educação, iluminação e energia renovável para refugiados em diversos países do mundo.
4 ? A empresa gera sua própria energia
A IKEA é uma das varejistas mais verdes do mundo. A empresa tem como alvo gerar, até 2020, toda a energia que consome. Já foram instalados mais de 300 mil painéis solares nos tetos das megalojas da rede e a empresa é uma das maiores geradoras privadas de energia eólica dos Estados Unidos. A preocupação ambiental também é levada para as operações logísticas: a empresa quer ampliar o fill rate de seus caminhões (a taxa de ocupação de cargas) de 62% para 70%, o que significa utilizar melhor seus veículos e, assim, ganhar eficiência