Pesquisar
Close this search box.
/
/
4 dicas para um iniciante investir na Bolsa de Valores

4 dicas para um iniciante investir na Bolsa de Valores

Você quer se aventurar no mercado mais arriscado, mas ainda se sente inseguro? Então confira as dicas abaixo do que e como fazer

É bastante comum que investidores novatos sejam atraídos pela promessa de investir na Bolsa de Valores. Dentre essas promessas, está a alta lucratividade, o que pode acontecer se você for um profissional que trabalha diretamente com a compra e venda de ações (trader) ou faz um investimento de longo prazo em uma empresa que gosta, acompanha e aposta.

Não é tão simples investir em ações e o mercado é muito instável, o que pode não ser adequado para quem tem um perfil mais conservador e não gosta de risco. Para investir nesse mercado é preciso ter alguns cuidados. Quanto mais conhecimento você tiver antes de investir, melhores serão as chances de você conseguir bons rendimentos no futuro.

Então confira a seguir quatro dicas para iniciantes.

Conhecer os riscos é indispensável

É bem verdade que os investimentos em Bolsa de Valores estão entre os com maiores possibilidades de lucro, mas também estão entre os mais arriscados. Isso se deve ao fato de que qualquer modificação no mercado pode fazer com que as Bolsas de todo o mundo despenquem, diminuindo o valor das ações.

Se você não tiver paciência ou não puder deixar o dinheiro investido, isso poderá ser um grande problema para a sua lucratividade. Por isso, antes de entrar de cabeça nesse tipo de investimento, é necessário ter pleno conhecimento de que os riscos são tão grandes quanto as possibilidades de lucros.

Você vai precisar de uma corretora

Talvez você ache que investir na Bolsa de Valores consista apenas em comprar os famosos papeis de ações, mas a verdade é que você não vai poder fazer isso de maneira independente. Você vai precisar de uma corretora, que será responsável por administrar as suas ações.

Essa etapa geralmente é bastante simples e exige tão somente a abertura de uma conta na corretora, que é por onde você fará os investimentos. Apesar disso, é necessário fazer a escolha correta, pois corretoras diferentes possuem taxas diferentes de corretagem e de custódia que podem impactar no seu lucro.

Compra direta de ações não é a única opção

Outra coisa que você precisa saber é que a compra direta de ações, feita de maneira autônoma, não é a única opção para se investir na Bolsa de Valores. Na verdade, uma grande vantagem de investir na Bolsa é que você poderá ter acesso a uma variedade de opções.

Se você tem um perfil um pouco mais conservador, por exemplo, poderá investir em clubes de investimentos, nos quais os riscos são diluídos e compartilhados por um grupo de investidores. Já um fundo de ações em investimento permite que você compre cotas desse fundo, tornando a negociação mais fácil.

Os fundos de índice, por sua vez, são boas opções para diversificar sua carteira de investimentos e exigem um valor inicial menor do que outras opções.

Agir por impulso pode ser fatal

Você também precisa saber que, muitas vezes, investir na Bolsa de Valores é um jogo de nervos e vence quem tiver mais autocontrole e avaliação prática da situação. Com isso, se você agir por impulso, pode colocar a perder todo o seu dinheiro e terminar sofrendo com os prejuízos.

Saber isso é importante, pois nem sempre uma queda no mercado significa que as ações devem ser vendidas a qualquer preço, assim como nem sempre uma valorização significa que você deve ficar com as ações de maneira indefinida, por exemplo.

Ao entender a necessidade de pensar antes de agir, portanto, você multiplica as chances de que seu dinheiro também seja multiplicado.

Fazer investimentos em Bolsa de Valores não é tão complicado quanto parece, mas eles também não podem ser feito às cegas. Ao entender melhor o funcionamento desse tipo de investimento, portanto, você estará mais preparado para alocar seu dinheiro corretamente e aumentará as chances de ver os lucros surgirem.

 

*Via GuiaBolso. 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]