/
/
/
/
/
Um ano após escândalo das fraudes em planos de saúde ainda desafia setor

Um ano após escândalo das fraudes em planos de saúde ainda desafia setor

Entidades, empresas e associações se uniram para combater fraudes na saúde suplementar após esquemas que envolvia clínicas de fachada e beneficiários-laranjas

Há um ano, o setor dos planos de saúde enfrentava uma das piores crises vinculado a um esquema de fraudes nos pedidos de reembolso, que somaram pelo menos R$ 40 milhões e envolveu clínicas de fachada e beneficiários-laranjas. Denunciado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), o escândalo abalou a confiança dos consumidores e colocou em xeque a integridade do setor. Como se não bastasse, os planos de saúde tiveram um prejuízo operacional de R$ 11,5 bilhões no ano passado, o pior resultado desde 2001.  

Os números se tornam ainda mais assustadores em um levantamento da Associação das Empresas de Planos de Saúde (Abramge), que mostrou que, entre 2019 e 2022, o volume de reembolsos de procedimentos médicos saltou 90%.

A SulAmérica, uma das maiores operadoras do setor, tem feito investimentos para garantir a integridade de suas operações de reembolso e combater as fraudes. A empresa vem utilizado inovações tecnológicas e de inteligência artificial como aliadas em seu processo de identificação de fraudadores.

Em entrevista para a Consumidor Moderno, Raquel Imbassahy, Diretora de Gestão Saúde Populacional da SulAmérica revela como a companhia tem atuado de forma intensiva na identificação de possíveis fraudadores em suas operações de reembolso. “Nossa atuação preventiva ocorre de forma orquestrada, considerando as regras de comportamento do beneficiário e do prestador. Para isso, fazemos uso de tecnologia de identificação de dispositivos; biometria facial; validação de autenticidade de documentos enviados para a solicitação de reembolso e utilização de scores”, explica.

“Também atuamos no combate e na repressão a partir de ações Judiciais na esfera criminal e cível. A saúde suplementar não suporta mais reajustes acima da inflação média (que geralmente já é superior à inflação geral). E um dos grandes ofensores do custo médico são as fraudes no reembolso” destaca.

Assine a nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Combate a fraudes começa junto com jornada do usuário

A companhia tem acompanhado toda a jornada do usuário, desde o momento em que ele interage com o sistema até a conclusão de uma transação. A interação dessa combinação de dados é uma rica fonte de informações que podem ser usadas para identificar atividades suspeitas, como exemplifica Raquel Imbassahy: “se o beneficiário acabou de trocar a senha, acessou de um novo dispositivo e não passou na biometria facial. Na sequência realizou uma solicitação de reembolso de valor elevado, o sistema aponta um score de risco elevado para a transação. Neste caso a transação irá passar por uma revisão”.

Essa revisão é feita por um time multidisciplinar que atua para garantir uma velocidade de validação de hipóteses e principalmente na identificação de novos casos a partir do que já foi mapeado. Para isso, a empresa usa a combinação do conhecimento de fraudes da parte médica, das ferramentas de autenticação e de soluções auxiliares em fraudes baseada em dados abertos ou externos para mapear a jornada do usuário dentro do ecossistema.  

“Mas, mesmo com toda essa estrutura, ainda nos deparamos com um desafio: fazer chegar aos beneficiários o conceito do uso correto do plano de saúde, em especial no reembolso. Muitas vezes o beneficiário não entende que uma eventual facilidade oferecida, como o reembolso sem desembolso, que é uma fraude”, explica Raquel.

Conheça o Mundo do CX

Procedimentos médicos desnecessários

O momento crítico e de pressão que o sistema de saúde brasileiro enfrenta é um desafio crescente com os altos custos dos procedimentos médicos, desvios e irregularidades em contas hospitalares.

“Um exemplo é quando uma instituição de pagamento permite uma simulação de movimentação financeira para comprovar o reembolso sem desembolso, gerando assim um grande impacto negativo ao sistema. Outro exemplo, extrapolando um pouco a questão da fraude, é quando existe uma liminar judicial que determina o pagamento/reembolso de procedimentos não cobertos (e não precificados no prêmio), ela pode inviabilizar o equilíbrio econômico de uma carteira” destaca Raquel Imbassahy.

O preço a ser cobrado

A fraude do “reembolso sem desembolso” é uma prática controversa que chama a atenção no setor de saúde suplementar. Trata-se de um esquema em que médicos atraem pacientes com a promessa de serviços médicos sem a necessidade de pagamento imediato, em troca da cessão de crédito do reembolso.

O prestador médico, muitas vezes, utiliza anúncios atraentes para chamar a atenção de pacientes em potencial. Prometendo serviços médicos de qualidade, o profissional oferece aos pacientes a oportunidade de evitar pagamentos imediatos por seus serviços. Em vez disso, o paciente é solicitado a fornecer seus dados de login e senha do aplicativo de segurança de saúde.

“A resposta é simples: o preço cobrado. O prestador consegue aumentar muito o preço e, ainda, consegue desviar o fluxo de pacientes da rede referenciada. É claro que ele camufla suas reais intenções alegando que está apenas facilitando a vida do paciente, que tem a liberdade de escolher o serviço médico. Na realidade, a prática está distante do altruísmo. A ilicitude dela emerge de um conjunto de fatores”, alerta Rodrigo.

Conheça o Mundo do CX

O combate nas fraudes da saúde suplementar

Para esclarecer dúvidas sobre o bom uso dos planos de saúde, a FenaSaude (Federação Nacional de Saúde) lançou no começo deste ano, com exclusividade ao portal da Consumidor Moderno, a campanha “Saúde sem fraude”: “A campanha é uma ação promovida pela Federação e suas associadas, visando promover relações de consumo mais éticas entre usuários da saúde suplementar e prestadores de serviço de saúde”, explica em nota Vera Valente, diretora-executiva da entidade.

Além disso, a FenaSaúde disponibiliza cartelas informativas que detalham os tipos de fraudes mais comuns e como evitá-las. Esses materiais educativos são essenciais para capacitar os beneficiários de planos de saúde a se protegerem contra possíveis golpes.

“Externamente, uma das principais conquistas da campanha Saúde Sem Fraude é o ambiente de mobilização gerado em torno de uma causa comum. Identificamos a colaboração de corretoras, empresas, operadoras e entidades, em apoio à campanha, com destaque para ONA, Anahp, Abramed, Procon-DF e Senado Federal”, exemplifica Vera Valente.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]