Um estudo da Associação Paulista de Supermercados (Apas), com o Painel Conecta do Ibope Inteligência, apontou que 15% dos brasileiros fazem compras de supermercado pela internet. Os jovens entre 16 e 24 anos são os mais adeptos dessa prática, com 18% do total de respostas. Em relação à região, os maiores índices foram encontrados no Sudeste, com 16%. O Centro-Oeste registrou a menor taxa do estudo, com 10% dos resultados.
O levantamento também revela tendências de comportamento do consumidor brasileiro nas redes varejistas, hábitos de consumo, compras pela internet e programas de fidelidade. A pesquisa entrevistou mais de 2 mil pessoas acima de 16 anos de diferentes classes sociais, faixas etárias e regiões do país.
Segundo Thiago Berka, economista da Apas, a internet impacta consumidores de diferentes classes sociais, idades e localidades. “A pesquisa quebrou o mito de que pessoas acima de 55 anos não compram no e-commerce. Compram sim. Um outro dado surpreendente, que confirma essa tese democrática, é que não há diferenças significativas entre as regiões”, conta.
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Itens mais comprados
Os produtos mais vendidos pela internet em supermercados online são os de higiene pessoal, 57%, decoração e utilidades, com 50% das respostas, e material de limpeza, com 46%. Já os itens menos adquiridos pelo consumidor na web são carnes e laticínios.
O estudo também revela que 68% das pessoas que compram itens de supermercado pela internet dizem que fazem isso pela variedade. Já o segundo motivo mais comentado foi que comprar via internet é “mais barato do que na loja física”, com 67% da opinião dos respondentes.
Hábito
Apesar do aumento da venda de produtos pela internet e da adaptação do consumidor aos novos meios de compra, segundo o estudo da Apas, 85% dos entrevistados não têm o hábito de fazer compras de produtos online. Desses 85%, 57% contam que preferem escolher o produto “ao vivo”.
Segundo Berka, a pesquisa deixa claro que o supermercadista tem que ser eficiente na loja física e online. “A guerra para conquistar o cliente passa pela logística, que se torna um ingrediente relevante do marketing e da competitividade porque está associada à conveniência”, afirma.
Fidelidade
Outro ponto do estudo indica que 37% das pessoas entrevistadas participam de algum programa de fidelidade de supermercado. Dos 37% participantes, 52% tem idade acima dos 55 anos e são das regiões Sul e Sudeste (44%).