Preços baixos, promoções tentadoras e o consumismo incentivam as pessoas a comprarem na Black Friday.
A data, que inaugura as compras do Natal podem ser a chance do consumidor encontrar bons preços, mas, em alguns casos, muito dor de cabeça também.
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“Observar, pesquisar, verificar e obter as informações sobre o produto que deseja são coisas fundamentais neste período, porque depois de passada a euforia os problemas podem ser difíceis de resolver”, alerta o advogado especialista em Direito do Consumidor e do Fornecedor, Dori Boucault.
Para que não haja surpresas desagradáveis
O advogado aconselha o consumidor a, antes de qualquer ação, analisar alguns pontos. Confira:
– Faça uma compra responsável (você está mesmo precisando desse produto?);
– Não comprometa mais que 30% do orçamento seja uma prestação, uma parcela ou um financiamento;
– Veja se o lojista oferece todas as informações sobre os produtos que comercializa;
– Leia atentamente a descrição do produto ou do serviço, comparando-o com outras marcas;
– Procure no site ou em loja física a identificação da empresa, a razão social, o CNPJ, endereço e canais de contato;
– Armazene qualquer tipo de documento que sirva de prova sobre a oferta, promoção ou entrega (faça um “print” das telas);
– Evite sites que exibem como forma de contato, apenas um telefone celular ou um e-mail gratuito;
– Fique atento ao prazo de reclamações (trinta dias para produtos e serviços não duráveis e noventa dias para serviços e produtos duráveis);
– Consulte a Fundação Procon-SP, que disponibiliza uma lista com os endereços eletrônicos que não são confiáveis para compra;
– Jamais faça transações em computadores desconhecidos;