Este não foi um ano fácil. A economia do país não andou bem e o brasileiro não pode comprar como estava acostumado. No entanto, muita gente demorou a perceber o problema, ou ainda foi pego de surpresa por desemprego ou redução salarial. Assim, muitos estão terminando o ano endividados.
Se é o seu caso, vale prestar atenção aqui! O especialista em educação financeira, Uesley Lima, fundador da The One Invest e trader Profissional da Bolsa de Valores, mostra como é possível se organizar. ?O primeiro passo para termos mais dinheiro é encarar a real situação de nossa vida financeira. É preciso ter por objetivo o controle de nossas finanças pessoais. Estamos perto do final do ano e o número de famílias brasileiras endividadas vem aumentando cada vez mais?, afirma Lima.
Para ajudar, o especialista listou dez dicas importantes para quem quer sair do vermelho e começar 2016 com mais dinheiro no bolso.
1. Planilha de controle financeiro: ?nesta planilha, lançar todos os seus gastos financeiros, tais como educação dos filhos, aluguel, energia elétrica e etc. Também lançar as fontes de renda. (Pelo e-mail [email protected] é possível solicitar um exemplo de planilha).?
2 . Diagnóstico financeiro: ?a partir da planilha, você terá um resultado muito importante, se está sobrando ou faltando dinheiro para pagar as contas. Não tenha medo de encarar essa realidade, mesmo no vermelho você deu o primeiro passo para o sucesso.?
3 .Encarando a realidade: ?para os que estão terminando o mês no vermelho, agora vem um novo desafio, arregaçar as mangas e partir para ataque, essa é hora da virada.?
4. Classificar as dívidas: ?coloque em prioridade as dívidas que mais pesam, que mais consomem o seu dinheiro. Para o brasileiro, as principais são cartão de crédito e cheque especial.?
5 .Pagar ou renegociar: ?de forma emergencial (uma atitude realmente rápida), procure o gerente do seu banco, renegocie as principais dividas. Se precisar, faça um empréstimo pessoal com juros menores, para pagar aquelas dívidas que têm juros maiores ? como cartão de crédito e cheque especial. Economize no 13º salário ? se possível, use esse dinheiro extra para quitar as dívidas ?, e tente o mais rapidamente possível se livrar das dívidas que sangram seu orçamento.?
6 .Cortas gastos: ?muito, muito difícil, eu sei disso. Vivemos em um mundo onde a velocidade de informação é rápida e temos a sensação que precisamos comprar tudo. Mas, tenha calma, respire! O objetivo é cortar o supérfluo, não compre o desnecessário. Se você está endividado, terá que pegar dinheiro emprestado para comprar, através de parcelas que podem te apertar depois. Então, volto a dizer: pense duas vezes, saia da loja e só depois tome a decisão de comprar. No final, tente comprar à vista, junte dinheiro. Garanto que se fizer isto vai poder comprar muito mais no futuro, e possivelmente melhor.
7. Dívidas controladas: com negociação das maiores dívidas e diminuição de gastos, em pouco tempo seu orçamento ficará verde. Parabéns, primeira fase completada.
8. Não fazer novas dívidas: continue preenchendo sua planilha de finanças pessoais, e principalmente, não faça novas dívidas.
9. Dinheiro no bolso: Não demora muito se seguir todos os passos para ter suas finanças controladas, e passa a sobrar dinheiro para que possa investir.
10. Do outro lado: Parabéns, agora quem terá dinheiro é você! E tenho um segredo para te contar: todos querem seu dinheiro emprestado. Isso mesmo, agora você está do outro lado. Nesta hora, entra educação financeira: empreste o dinheiro para quem te pagar mais. Escolha dentre várias possibilidades no mercado financeiro. Você pode emprestar para um banco (CDB), para uma empresa privada (debênture), para o próprio governo (Tesouro Direto), escolha a que te pagar melhor!