/
/
10 dicas para sair do vermelho e começar 2016 no Azul

10 dicas para sair do vermelho e começar 2016 no Azul

Especialista em educação financeira mostra como é possível minimizar dívidas e entrar em 2016 com o pé direito

Este não foi um ano fácil. A economia do país não andou bem e o brasileiro não pode comprar como estava acostumado. No entanto, muita gente demorou a perceber o problema, ou ainda foi pego de surpresa por desemprego ou redução salarial. Assim, muitos estão terminando o ano endividados.

Se é o seu caso, vale prestar atenção aqui! O especialista em educação financeira, Uesley Lima, fundador da The One Invest e trader Profissional da Bolsa de Valores, mostra como é possível se organizar. ?O primeiro passo para termos mais dinheiro é encarar a real situação de nossa vida financeira. É preciso ter por objetivo o controle de nossas finanças pessoais. Estamos perto do final do ano e o número de famílias brasileiras endividadas vem aumentando cada vez mais?, afirma Lima.

Para ajudar, o especialista listou dez dicas importantes para quem quer sair do vermelho e começar 2016 com mais dinheiro no bolso.

1. Planilha de controle financeiro: ?nesta planilha, lançar todos os seus gastos financeiros, tais como educação dos filhos, aluguel, energia elétrica e etc. Também lançar as fontes de renda. (Pelo e-mail [email protected] é possível solicitar um exemplo de planilha).?

 2 . Diagnóstico financeiro: ?a partir da planilha, você terá um resultado muito importante, se está sobrando ou faltando dinheiro para pagar as contas. Não tenha medo de encarar essa realidade, mesmo no vermelho você deu o primeiro passo para o sucesso.?

3 .Encarando a realidade: ?para os que estão terminando o mês no vermelho, agora vem um novo desafio, arregaçar as mangas e partir para ataque, essa é hora da virada.?

4. Classificar as dívidas: ?coloque em prioridade as dívidas que mais pesam, que mais consomem o seu dinheiro. Para o brasileiro, as principais são cartão de crédito e cheque especial.?

5 .Pagar ou renegociar: ?de forma emergencial (uma atitude realmente rápida), procure o gerente do seu banco, renegocie as principais dividas. Se precisar, faça um empréstimo pessoal com juros menores, para pagar aquelas dívidas que têm juros maiores ? como cartão de crédito e cheque especial. Economize no 13º salário ? se possível, use esse dinheiro extra para quitar as dívidas ?, e tente o mais rapidamente possível se livrar das dívidas que sangram seu orçamento.?

6 .Cortas gastos: ?muito, muito difícil, eu sei disso. Vivemos em um mundo onde a velocidade de informação é rápida e temos a sensação que precisamos comprar tudo. Mas, tenha calma, respire! O objetivo é cortar o supérfluo, não compre o desnecessário. Se você está endividado, terá que pegar dinheiro emprestado para comprar, através de parcelas que podem te apertar depois. Então, volto a dizer: pense duas vezes, saia da loja e só depois tome a decisão de comprar. No final, tente comprar à vista, junte dinheiro. Garanto que se fizer isto vai poder comprar muito mais no futuro, e possivelmente melhor.

7. Dívidas controladas: com negociação das maiores dívidas e diminuição de gastos, em pouco tempo seu orçamento ficará verde. Parabéns, primeira fase completada.

8. Não fazer novas dívidas: continue preenchendo sua planilha de finanças pessoais, e principalmente, não faça novas dívidas.

9. Dinheiro no bolso: Não demora muito se seguir todos os passos para ter suas finanças controladas, e passa a sobrar dinheiro para que possa investir.

10. Do outro lado: Parabéns, agora quem terá dinheiro é você! E tenho um segredo para te contar: todos querem seu dinheiro emprestado. Isso mesmo, agora você está do outro lado. Nesta hora, entra educação financeira: empreste o dinheiro para quem te pagar mais. Escolha dentre várias possibilidades no mercado financeiro. Você pode emprestar para um banco (CDB), para uma empresa privada (debênture), para o próprio governo (Tesouro Direto), escolha a que te pagar melhor!   

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]