Pesquisar
Close this search box.
/
/
10 dicas para sair do vermelho e começar 2016 no Azul

10 dicas para sair do vermelho e começar 2016 no Azul

Especialista em educação financeira mostra como é possível minimizar dívidas e entrar em 2016 com o pé direito

Este não foi um ano fácil. A economia do país não andou bem e o brasileiro não pode comprar como estava acostumado. No entanto, muita gente demorou a perceber o problema, ou ainda foi pego de surpresa por desemprego ou redução salarial. Assim, muitos estão terminando o ano endividados.

Se é o seu caso, vale prestar atenção aqui! O especialista em educação financeira, Uesley Lima, fundador da The One Invest e trader Profissional da Bolsa de Valores, mostra como é possível se organizar. ?O primeiro passo para termos mais dinheiro é encarar a real situação de nossa vida financeira. É preciso ter por objetivo o controle de nossas finanças pessoais. Estamos perto do final do ano e o número de famílias brasileiras endividadas vem aumentando cada vez mais?, afirma Lima.

Para ajudar, o especialista listou dez dicas importantes para quem quer sair do vermelho e começar 2016 com mais dinheiro no bolso.

1. Planilha de controle financeiro: ?nesta planilha, lançar todos os seus gastos financeiros, tais como educação dos filhos, aluguel, energia elétrica e etc. Também lançar as fontes de renda. (Pelo e-mail [email protected] é possível solicitar um exemplo de planilha).?

 2 . Diagnóstico financeiro: ?a partir da planilha, você terá um resultado muito importante, se está sobrando ou faltando dinheiro para pagar as contas. Não tenha medo de encarar essa realidade, mesmo no vermelho você deu o primeiro passo para o sucesso.?

3 .Encarando a realidade: ?para os que estão terminando o mês no vermelho, agora vem um novo desafio, arregaçar as mangas e partir para ataque, essa é hora da virada.?

4. Classificar as dívidas: ?coloque em prioridade as dívidas que mais pesam, que mais consomem o seu dinheiro. Para o brasileiro, as principais são cartão de crédito e cheque especial.?

5 .Pagar ou renegociar: ?de forma emergencial (uma atitude realmente rápida), procure o gerente do seu banco, renegocie as principais dividas. Se precisar, faça um empréstimo pessoal com juros menores, para pagar aquelas dívidas que têm juros maiores ? como cartão de crédito e cheque especial. Economize no 13º salário ? se possível, use esse dinheiro extra para quitar as dívidas ?, e tente o mais rapidamente possível se livrar das dívidas que sangram seu orçamento.?

6 .Cortas gastos: ?muito, muito difícil, eu sei disso. Vivemos em um mundo onde a velocidade de informação é rápida e temos a sensação que precisamos comprar tudo. Mas, tenha calma, respire! O objetivo é cortar o supérfluo, não compre o desnecessário. Se você está endividado, terá que pegar dinheiro emprestado para comprar, através de parcelas que podem te apertar depois. Então, volto a dizer: pense duas vezes, saia da loja e só depois tome a decisão de comprar. No final, tente comprar à vista, junte dinheiro. Garanto que se fizer isto vai poder comprar muito mais no futuro, e possivelmente melhor.

7. Dívidas controladas: com negociação das maiores dívidas e diminuição de gastos, em pouco tempo seu orçamento ficará verde. Parabéns, primeira fase completada.

8. Não fazer novas dívidas: continue preenchendo sua planilha de finanças pessoais, e principalmente, não faça novas dívidas.

9. Dinheiro no bolso: Não demora muito se seguir todos os passos para ter suas finanças controladas, e passa a sobrar dinheiro para que possa investir.

10. Do outro lado: Parabéns, agora quem terá dinheiro é você! E tenho um segredo para te contar: todos querem seu dinheiro emprestado. Isso mesmo, agora você está do outro lado. Nesta hora, entra educação financeira: empreste o dinheiro para quem te pagar mais. Escolha dentre várias possibilidades no mercado financeiro. Você pode emprestar para um banco (CDB), para uma empresa privada (debênture), para o próprio governo (Tesouro Direto), escolha a que te pagar melhor!   

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]