As campanhas publicitárias da Coca-Cola, Bradesco e McDonald’s estão entre as que mais impactaram o consumidor no recorte de engajamento, motivação e memorização, no mês de fevereiro. É o que diz um levantamento feito pela Forebrain, empresa especializada na área de Neurociência do Consumo.
As três produções se destacaram por trazerem insights criativos que conseguiram engajar o público de diferentes formas. Os insumos das campanhas foram retirados do BRAIN, plataforma de análise neurocientífica de narrativas emocionais e comerciais no Brasil. O canal já possui mais de 1200 comerciais avaliados.
O que cada filme trouxe
Para Billy Nascimento, neurocientista e sócio da Forebrain, a produção da Coca-Cola apresentou storytelling que conseguiu engajar os consumidores ao abordar preconceitos que ainda existem na era da hiperconectividade. Isso fez com que o público apresentasse altos níveis de atenção quando assistiram ao conteúdo.
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No setor bancário, a campanha do Bradesco ganhou destaque em motivação. A apresentação de seu serviço em inteligência artificial apresentou a novidade de forma humanizada. “Como consequência, a resposta gerada nos espectadores foi de motivação positiva e aproximação”, detalha o especialista.
No aspecto de memorização, o McDonald’s se destacou por conta da repetição de cenas e falas dos personagens no contexto familiar do Ponto de Venda.
Metolologia
A análise dos conteúdos dos comerciais ocorre com o auxílio da tecnologia EEG, que processa o padrão de ondas cerebrais e, também, o Eye-Tracking, que faz a leitura dos movimentos dos olhos e fixação do olhar. O levantamento foi dividido em três eixos: atenção, motivação e memorização. Segundo o especialista, os insights trazem elementos de análise eficazes para impactar diferentes públicos e desenvolver campanhas mais coesas ao consumidor.
“É importante ter em mente que toda elaboração de um comercial conta histórias sobre as marcas, construindo narrativas emocionais sobre elas. Essa construção é fundamental para que se possam criar expectativas positivas na mente do consumidor e, posteriormente, experiências únicas para o mesmo”, acrescenta Billy.
Confira a lista com os comerciais que ganharam destaque em suas categorias:
Atenção
Coca-Cola – Filme Vamos comer juntos?
https://www.youtube.com/watch?v=d5X2rJNhwxk
Mc Donald’s – Filme Clássicos 2019
Reckitt Benckiser – Filme SBP + VOCÊ – Repelente de tomada
UOL – Filme PagSeguro
Petrobras – Filme Geóloga
Motivação
Bradesco – Filme Fale com a Bia e abra sua conta
Philco – Filme Tem coisas que só a Philco faz pra você
Renault – Filme Invejosa
https://www.youtube.com/watch?v=mMfjfcJCyeY
Sanofi – Filme Comece o cuidado com um colo
General Motors – Filme Realidade possível