Pesquisar
Close this search box.
/
/
Confira 10 campanhas que chamaram a atenção do consumidor em 2019

Confira 10 campanhas que chamaram a atenção do consumidor em 2019

Forebrain divulga estudo com campanhas que conseguiram chamar a atenção do consumidor em três categorias: engajamento, motivação e memorização. Entenda

As campanhas publicitárias da Coca-Cola, Bradesco e McDonald’s estão entre as que mais impactaram o consumidor no recorte de engajamento, motivação e memorização, no mês de fevereiro. É o que diz um levantamento feito pela Forebrain, empresa especializada na área de Neurociência do Consumo.

As três produções se destacaram por trazerem insights criativos que conseguiram engajar o público de diferentes formas. Os insumos das campanhas foram retirados do BRAIN, plataforma de análise neurocientífica de narrativas emocionais e comerciais no Brasil. O canal já possui mais de 1200 comerciais avaliados.

O que cada filme trouxe

Para Billy Nascimento, neurocientista e sócio da Forebrain, a produção da Coca-Cola apresentou storytelling que conseguiu engajar os consumidores ao abordar preconceitos que ainda existem na era da hiperconectividade. Isso fez com que o público apresentasse altos níveis de atenção quando assistiram ao conteúdo.

 

No setor bancário, a campanha do Bradesco ganhou destaque em motivação. A apresentação de seu serviço em inteligência artificial apresentou a novidade de forma humanizada. “Como consequência, a resposta gerada nos espectadores foi de motivação positiva e aproximação”, detalha o especialista.

No aspecto de memorização, o McDonald’s se destacou por conta da repetição de cenas e falas dos personagens no contexto familiar do Ponto de Venda.

Metolologia

A análise dos conteúdos dos comerciais ocorre com o auxílio da tecnologia EEG, que processa o padrão de ondas cerebrais e, também, o Eye-Tracking, que faz a leitura dos movimentos dos olhos e fixação do olhar. O levantamento foi dividido em três eixos: atenção, motivação e memorização. Segundo o especialista, os insights trazem elementos de análise eficazes para impactar diferentes públicos e desenvolver campanhas mais coesas ao consumidor.

“É importante ter em mente que toda elaboração de um comercial conta histórias sobre as marcas, construindo narrativas emocionais sobre elas. Essa construção é fundamental para que se possam criar expectativas positivas na mente do consumidor e, posteriormente, experiências únicas para o mesmo”, acrescenta Billy.

Confira a lista com os comerciais que ganharam destaque em suas categorias:

Atenção   

Coca-Cola – Filme Vamos comer juntos?

https://www.youtube.com/watch?v=d5X2rJNhwxk

 

Mc Donald’s – Filme Clássicos 2019

 

Reckitt Benckiser – Filme SBP + VOCÊ – Repelente de tomada

 

UOL – Filme PagSeguro

 

Petrobras – Filme Geóloga

 

Motivação

Bradesco – Filme Fale com a Bia e abra sua conta

 

Philco – Filme Tem coisas que só a Philco faz pra você

 

Renault – Filme Invejosa

https://www.youtube.com/watch?v=mMfjfcJCyeY

 

Sanofi – Filme Comece o cuidado com um colo

 

General Motors – Filme Realidade possível

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]