A Visa lançou o relatório Holiday Edition Threats Report que prevê um aumento nas ameaças à segurança dos consumidores durante a temporada de festas. O documento destaca o potencial crescimento de atividades fraudulentas em transações online e offline, conhecidas como CP (com presença de cartão) e CNP (sem presença de cartão).
De acordo com dados históricos da Visa, durante as festas de 2022, houve um aumento significativo de 11% nas taxas de fraude em categorias específicas de estabelecimentos comerciais, em comparação com outros períodos. Esse aumento de 8% foi observado em relação ao mesmo período do ano anterior. A previsão do Holiday Edition Threats Report é que os fraudadores se aproveitarão do aumento do movimento nos setores de varejo e hospitalidade para explorar a urgência dos consumidores em encontrar ofertas e presentes exclusivos.
Principais destaques do relatório
- Skimming digital: com o crescimento das compras online, há um aumento nas oportunidades para golpistas comprometerem dados de contas em estabelecimentos virtuais.
- Phishing e engenharia social: avanços na inteligência artificial permitem campanhas de phishing altamente personalizadas, dificultando a distinção entre conteúdo legítimo e fraudulento para os consumidores.
- Skimming em caixas eletrônicos: com o aumento do movimento em estabelecimentos físicos, os ataques de skimming serão direcionados a caixas eletrônicos e terminais de pagamento.
- Fraudes envolvendo códigos de uso único (OTP): esquemas buscam burlar a segurança dos códigos de uso único para ganhar acesso às contas dos portadores de cartão.
- Furto físico: os fraudadores podem tentar roubar fisicamente cartões e celulares de consumidores distraídos em locais movimentados.
Hábitos para compras seguras
A Visa oferece 10 hábitos para compras seguras, incluindo:
- Comprar de varejistas conhecidos e confiáveis.
- Proteger informações pessoais, verificando se os sites utilizam protocolos de segurança (https).
- Evitar compras em redes Wi-Fi públicas para garantir maior segurança.
- Desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
Compromisso com a segurança
Segundo Paul Fabara, diretor de Risco da Visa, os criminosos se preparam durante o ano todo para a temporada de compras no fim de ano e se aproveitam do maior movimento e de consumidores.“Na Visa, temos um compromisso com a segurança e a confiabilidade e com a promessa de monitorar ameaças 24/7, mesmo na época de maior movimento do ano. Os consumidores podem ficar tranquilos nestas festas sabendo que a equipe de especialistas da Visa está trabalhando dia e noite para barrar as fraudes”, diz.
A Visa reforçou seu compromisso com segurança e confiabilidade, investindo mais de US$ 10 bilhões em tecnologia nos últimos cinco anos para reduzir fraudes. Com uma equipe de mil especialistas dedicados à proteção da rede Visa, a empresa incentiva os consumidores a permanecerem vigilantes nesta temporada de festas. Recomenda-se que verifiquem cuidadosamente onde estão comprando e com quem compartilham suas informações para garantir a segurança.