As compras por meio de cartões de crédito e débito tiveram em janeiro uma queda de 18,7% em relação ao mesmo período do ano passado, em volume, de acordo com um levantamento realizado pela Cappta, empresa especializada em captura de pagamentos, junto a 5.500 estabelecimentos comerciais no País. Na comparação com dezembro a queda foi de 30%, em um reflexo natural do desaquecimento das vendas após o Natal.
Em relação a janeiro de 2014, os maiores crescimentos se deram em segmentos ligados a lazer, como Hotéis e Turismo, Livrarias e Cinemas/teatros, embora tenha sido registrada alta também em materiais de construção. Por outro lado, segmentos como vestuário, serviços, farmácias, cosméticos e docerias tiveram retração.
Um movimento semelhante aconteceu na comparação mensal, em que o segmento de vestuário teve uma queda de 57% nas transações. ?Além das peças de roupa serem opções de presentes, o fim do ano é época em que as pessoas aproveitam para renovar o próprio guarda-roupa?, analisa Rafael Salomão, Sócio-Diretor da Cappta. A empresa oferece soluções de captura de cartões baseadas em TEF, aceitando todas as bandeiras nacionais de cartões e mais de 100 bandeiras regionais, atendendo atualmente um total de 13 mil empresas, entre varejistas independentes e redes de franquias.
Leia mais:
Pontualidade de pagamentos recua em janeiro