Nos próximos cinco anos, a Timberland planeja plantar 50 milhões de árvores pelo mundo. Em parceria com organizações sem fins lucrativos, a empresa começará com projetos no Haiti, China, República Dominicana, Estados Unidos e Mali.
A iniciativa busca criar a Grande Muralha Verde – uma parede de vegetação que vai se estender por toda a África.
“É a maior campanha global que já tivemos”, diz Jim Pisani, presidente global da Timberland.
Para se ter ideia em um único dia de julho, a Etiópia plantou 350 milhões de árvores – parte dos planos do país de plantar 4 bilhões até o final do ano.
Já a Nova Zelândia pretende plantar um bilhão de árvores até 2028 e a Irlanda 440 milhões até 2040. No Paquistão, após décadas de desmatamento, o governo estabeleceu uma meta no final de 2018 para plantar 10 bilhões de árvores em cinco anos.
Outras empresas também apoiaram grandes projetos de reflorestamento, como o Ecosia, um mecanismo de busca que usou seus lucros para plantar mais de 60 milhões de árvores na última década.
Para a Timberland, que já havia apoiado trabalho semelhante no passado, com 10 milhões de árvores plantadas desde 2001, dobrar o plantio faz sentido como parte de sua abordagem mais ampla à sustentabilidade. “Nós apenas sabemos que é uma maneira eficaz de realmente mitigar as mudanças climáticas”, diz Pusani em comunicado à imprensa.
A empresa de vestuário está em parceria com grupos como a Aliança de Pequenos Produtores e a Convenção da ONU para Combater a Desertificação no trabalho.
“Definitivamente, é nossa esperança que inspiremos outras pessoas do setor a agirem. Quer estejam plantando árvores ou fazendo suas próprias coisas, todos temos um papel a desempenhar no apoio ao meio ambiente e na redução de nosso impacto”, finaliza Pusani.
Uso do couro
A Timberland, uma das marcas da VF Corporation, suspendeu a exportação de couro brasileirona semana passada em respeito ao meio ambiente, após a repercussão das queimadas na Amazônia. Outras 18 marcas internacionais também repetiram o mesmo posicionamento, como a Vans, Kipling, Eastpack e The North Face que já sustentam discursos sustentáveis.
A empresa também trabalha para reduzir as emissões diretamente à medida que se move para usar mais energia renovável e trabalha com fornecedores em outras soluções em potencial, como a criação de gado regenerativo – realizando a criação de uma maneira que se possa sequestrar carbono, reduzindo a pegada de carbono do couro.