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Tecnologia a favor do CX: como melhores redes evoluem a experiência do cliente

Tecnologia a favor do CX: como melhores redes evoluem a experiência do cliente

A concorrência e a melhor qualidade da internet fortalecem o mercado, proporcionando o desenvolvimento do metaverso, da IoT e realidade aumentada para o consumidor.

Por trás daquilo que consumimos e compramos na internet, existe um mundo tecnológico que avança a passos largos, afinal já falamos de metaverso e internet das coisas. A tecnologia a favor do cx é consolidada a cada nova maneira de disponibilizar conexão, seja pelo progresso das redes por fibra ótica – que se tornaram o mercado de rede neutra – ou pela expansão do 5G, que ainda é promessa na maior parte do Brasil.

No contexto de expansão telecom, a fibra ótica foi um passo importante na adequação do Brasil à velocidade e ampliação do acesso à internet. “Novos hábitos de consumo e novas aplicações que demandam cada vez mais um enorme volume de dados em alta velocidade requerem uma infraestrutura digital robusta e à prova de futuro”, argumenta Rafael Marquez, diretor de Marketing da V.tal e especialista em rede neutra e fibra ótica.

A empresa V.tal, por exemplo, possui mais de 400 mil km de rede, o que significa dar mais de 31 voltas ao redor do planeta Terra. “Temos feito investimentos relevantes em nossa infraestrutura para aumentar a capacidade e ampliar a presença para outras localidades de forma a levar internet de alta velocidade (atualmente de até 1Gbps mas em evolução para 10Gbps) para operadoras e provedores de internet, que vão prover o serviço final aos consumidores”, explica Rafael Marquez.

O diretor de Marketing aponta também como impactante na experiência digital dos usuários o edge data centers. Desse modo, essa difusão se torna importante para atender à crescente demanda por conectividade e acesso a conteúdos digitais em tempo real que estão surgindo com o advento do 5G e outras tecnologias como IoT, Metaverso, Realidades Aumentada e Virtual. “Manter a hospedagem de conteúdo na borda, ou seja, no local mais próximo possível do uso da aplicação pelo usuário final, é estratégico para as empresas que conseguirão viabilizar a baixíssima latência e a melhor experiência”, completa Rafael Marquez.

A expansão da telecom no Brasil

Com a recuperação judicial da empresa Oi, o mercado de rede neutra ganhou status e contribuiu com a difusão das redes de fibra ótica pelo Brasil, já que o provedor não precisa construir sua própria. Nesse contexto, surgem as tel-techs, que são provedoras de internet virtuais fazendo uso dessas redes neutras.

A internet discada nos apresentou ao mundo virtual, mas com tantas aplicações da internet no nosso dia a dia, ela ficou no passado. A banda larga via fibra óptica se torna cada vez mais relevante para o dia a dia das pessoas. “Com a evolução do uso da internet, já identificamos que a demanda por cada vez mais velocidade tem sido a tendência neste segmento. Isto por causa das aplicações e das demandas das empresas e consumidores, que consomem muito mais dados”, revela Rafael Marques. Com isso, o consumidor tem a possibilidade de contratar pacotes diversos, com mais velocidade e qualidade, por causa da concorrência e da tecnologia.

“A perspectiva é que com o surgimento das novas aplicações, aumente a capacidade de banda contratada, acima de Gigabit por segundo (Gbps). Como por exemplo, de janeiro de 2021 a julho de 2022 houve um crescimento de mais de 40% em conexões com velocidades acima de 200 Mpbs, segundo dados da Anatel”, indica o diretor de Marketing.

5G: tecnologia a favor do CX

Com a internet 5G já disponível no Brasil, espera-se ir além das tecnologias móveis anteriores por representar bem mais do que um simples aumento da velocidade de transmissão de dados pela rede celular. “O 5G tem tudo para ser uma tecnologia disruptiva tanto para o mercado corporativo quanto para os usuários finais. Além da alta velocidade que será compatível com a experiência que temos hoje com a conectividade em fibra óptica, atingindo taxas de Gigabits por segundo, a nova tecnologia celular opera a baixíssima latência (tempo de resposta entre uma requisição de dados e seu retorno ao dispositivo, seja ele um smartphone, um computador, uma TV ou uma máquina)”, explica o especialista.

Esse novo formato de acessar a internet deve revolucionar a forma como o consumidor experimenta as ações em tempo real, que passarão a ser perfeitamente viáveis, como o funcionamento de carros autônomos, as cirurgias à distância, automação industrial e agrícola, operação de cidades inteligentes e muitas outras funcionalidades que poderão ser criadas em função do advento do 5G. “A nova realidade virtual do metaverso, por exemplo, se apresenta ainda como potencial desbravador de novas possibilidades de aplicação”, esclarece o diretor de Marketing.

Desafios de 2023 na aceleração tecnológica

O tempo de uma mensagem chegar de uma ponta a outra é cada vez mais instantâneo, o que se percebe a ideia do desenvolvimento da tecnologia a favor do cx. Para 2023, de acordo com especialista, teremos novos desafios em virtude das demandas que vêm surgindo, como introdução de novas aplicações em tempo real usadas por consumidores e empresas e que elevam o volume e a velocidade de dados transportados.

Percebendo este cenário, a V.tal se prepara para aumentar o número de casas passadas com internet de fibra óptica, a expansão dos data centers, o desenvolvimento de novas soluções digitais, além da atualização constante da rede já existente. “Atualmente, temos dois edge data centers em operação no Brasil – Rio de Janeiro e Fortaleza – e um em Barranquilla, na Colômbia. Outros dois serão inaugurados no primeiro trimestre de 2023, em Fortaleza e Barranquilla, e outros 2 novos em fase de projeto”, finaliza Rafael Marquez.

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