A inovação digital mudou a forma como consumimos uma infinidade de produtos e serviços. Da mesma forma, as empresas passaram a funcionar apoiadas por tecnologias. Hoje, competir e se relacionar com seus clientes precede de uma estrutura tecnológica robusta.
Em Customer Experience (CX), a tecnologia avança a passos largos. IAs generativas encabeçam essa corrida por uma experiência mais ágil e personalizada e soluções como chatbots e APIs baseadas em IA generativa são indispensáveis para CX.
Tiago Sanches, head de vendas da Total IP, empresa dedicada a tecnologias para CX, avalia que até mesmo setores mais conservadores estão apostando na tecnologia e IA para seguirem competitivas. “Muitas companhias utilizam para melhorar processos, diminuir falhas humanas e elevar a produtividade operacional. Isso pode ser observado em manufatura, logística, atendimento ao cliente e até em funções administrativas. Além de poupar tempo, também economiza recursos, aprimorando os resultados”, explica.
O setor educacional é um dos mais impactados
Há algum tempo a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) fazem parte de setores tradicionais como a educação. Nas escolas e universidades, aulas on-line e ensino a distância deixaram de ser tendências e se ajustaram aos avanços do público.
Nesse campo, a tecnologia não só auxilia o aluno como ajuda os profissionais da educação a personalizarem seus métodos, a fazerem pesquisas, desenvolverem suas habilidades pedagógicas e colaborarem em tempo real com colegas de diferentes localidades.
Todo esse avanço é adotado também na composição dos materiais educacionais, sites, e-books, comunidades virtuais, webinars, podcasts, microblogs, gamificação, aprendizado assistido por vídeo, tecnologia blockchain para armazenamento de registros acadêmicos e a adoção de experiências imersivas. “Não há mais tempo a perder. Para atrair a atenção da geração atual, é preciso inovar e oferecer plataformas modernas a eles”, enfatiza Tiago Sanches.
Em um dos últimos estudos sobre uso da tecnologia na educação, a pesquisa VII Estudo Global (dezembro de 2022 e janeiro de 2023), realizada pela BlinkLearning, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), já apontava esse crescimento. Na época, 46% dos alunos pesquisados afirmaram fazer uso do celular em suas atividades educacionais. Os professores pesquisados (80%) apontaram que a tecnologia melhorou a motivação dos estudantes, pois tornou os conteúdos mais atraentes com seus recursos dinâmicos e interativos.
Contribuindo para a assimilação do conhecimento
Do ponto de vista dos jovens na escola, sim, a tecnologia pode contribuir para a melhor assimilação do conhecimento. Ao mesmo tempo, os educadores alcançam níveis mais altos de produtividade. Na área da gestão, seu papel é facilitar e acelerar as atividades dos profissionais envolvidos.
Sanches destaca que para a gestão no setor educacional, uma plataforma unificada é capaz de coletar, processar e analisar informações em todas as etapas e disponibilizar um sistema de gerenciamento em diversas áreas, como seleção de estudantes, matrículas, marketing e comunicações públicas, gerenciamento de documentos e informações, gestão de recursos humanos, finanças e tecnologia da informação.
Ou seja, a tecnologia veio para facilitar o ecossistema de experiência do cliente em todos os segmentos. Hoje, todo negócio precisa da tecnologia. O ensino certamente não fica de fora. É por meio da tecnologia que as instituições organizam a integração de suas operações, cuidam da saúde financeira do negócio, tornam os processos mais rápidos, reduzem a burocracia e melhoram a experiência dos alunos com o processo educacional.
O conhecimento transforma. A tecnologia já é parte desse movimento. Uma ferramenta imprescindível para a manutenção e constante melhoria de todos os setores, alinhando modernidade com as necessidades atuais.