/
/
Tecnologia: aliada das estratégias do varejo

Tecnologia: aliada das estratégias do varejo

A principal vantagem das novas tecnologias foi baratear o custo em tecnologia e armazenamento, bem como a nuvem.

 

O mercado como um todo comprou a ideia e percebeu que trabalhar de maneira inteligente e analitica traz beneficios a curtissimo prazo. Tempo real faz diferença no ambiente digital. É o que afirma Marcelo Pimenta, Head Data Lab da Serasa Experian.

E para isso, uma palavra que parece ser urgente para o mercado brasileiro entra em jogo: planejamento. ?Tirar a pressão da receita imediata coloca as coisas em outra perspectiva, faz com que o foco seja o futuro da empresa?, diz.

Os serviços de localização são alguns desses aliados, quando a mobilidade pode influenciar no processo de compra, por necessidade ou por conseguir apontar o melhor momento da compra para determinado perfil.

Digital footprint é o nome que se dá à coleta de toda a atividade digital do consumidor e empresa, comentários, fotos e, de maneira passiva, cookies ou nomes citados em determinadas páginas.

Essas pesquisas podem personalizar os comportamentos de pessoas e empresas, com isso suas necessidades de curto e médio prazo passam a ser conhecidas, com insights para suas estratégias de comunicação, de acordo com a disponibilidade de gastar de cada consumidor baseada no seu comportamento na web.

Um exemplo disso é uma pesquisa da Serasa fora do Brasil, que aponta que o melhor momento para vender algo no mobile e e-commerce é durante a volta para casa. Essas informações podem até orientar ações de crescimento urbano, porque o estudo mostrou que pessoas com renda mais baixa moram mais longe e pessoas que trabalham perto de centros financeiros moram mais perto de seus empregos.

A real e mais promissora proposta é juntar essa informação coletada com os dados do próprio varejo, para transformar negócios com a ciencia dos dados, usar seu poder para entender melhor seu consumidor e propor seu uso nas estratégias para o consumidor e decisões

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]