A startup Arquivei, ferramenta de gestão de notas fiscais, acaba de lançar o aplicativo +Farmácia, que promete reduzir perdas com medicamentos vencidos em farmácias.
Segundo a empresa, o aplicativo faz esse gerenciamento com base nas informações cedidas pelo fornecedor. Quando a farmácia compra um produto, uma Nota Fiscal Eletrônica é emitida pelo fornecedor e enviada diretamente para a Secretaria da Fazenda.
Leia também
Aplicativo de pagamento móvel recebe aporte
O Arquivei obtém automaticamente esta nota, extrai informações de medicamentos e alimenta o aplicativo, que realiza uma pré-análise para identificar possíveis riscos referentes à validade dos produtos a serem entregues. “Basta, então, apenas informar um período mínimo para venda, o app identifica automaticamente produtos vencidos ou com vencimento próximo, permitindo uma ação imediata e evitando perdas?, explicou em nota Christian De Cico, diretor e fundador do Arquivei.
O aplicativo cria alertas baseados na proximidade das datas de vencimento dos medicamentos, permitindo ações promocionais e reduzindo custos com incineração e estoques perdidos.
Para avaliar a efetividade do novo aplicativo, o Arquivei realizou um estudo de caso com a rede de Farmácias Rosário, durante 30 dias. Ao final, segundo De Cico, o +Farmácia acabou prevenindo em 80% os gastos referentes à incineração e perda de produtos com potencial de venda.
Leia também
50% das vendas mobile são via aplicativo