Pesquisar
Close this search box.
/
/
Scania reforça relacionamento e empatia para fazer a diferença com clientes

Scania reforça relacionamento e empatia para fazer a diferença com clientes

Durante a pandemia, empresa dá exemplo de acolhimento durante a crise, prevê cenário positivo para a economia e aposta em sustentabilidade

Quando ela chegou ao Brasil, em 1957, a aposta política do País era crescer 50 anos em 5. Desbravadora, a Scania embarcou no protagonismo do plano do então presidente Juscelino Kubitschek para a emancipação de estradas e colaborou para o desenvolvimento do setor do transporte no todo.

Isso aconteceu há mais de seis décadas e, ao longo do tempo, a empresa construiu um histórico de proximidade com o cliente que, na pandemia, se manifestou fortemente. Para tornar viagens mais acolhedoras – quando caminhoneiros não contavam nem com locais funcionando para se alimentar, distribuiu mais de 25 mil kits de alimentação a motoristas e outros tantos mil de máscaras e álcool em gel, além de acolher os motoristas em suas Casas, como são chamadas os pontos de atendimento da rede de concessionárias em todo o país.

“Nosso mote sempre foi ouvir para entender o que está por trás das necessidades de cada cliente. História que sempre teve a ver com pessoas ajudando outras pessoas”, lembra Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Scania no Brasil.

Digitalização

A conectividade já era realidade da marca que conta com leitura de dados de performance de seus veículos a fim de prever os momentos certos para a manutenção adequada a cada operação. Mas, o clássico corpo a corpo estabelecido entre caminhoneiros e a companhia teve de passar pelo processo de digitalização em um período curto de tempo a fim de atender às demandas de seus usuários, como conta o executivo.

“Nosso público é bastante diversificado, por isso, essa transição aconteceu buscando respeitar o tempo e os limites de nossos clientes. Além da criação de novos canais de relacionamento e vendas, nossa equipe apoiou aqueles que precisavam de suporte no uso dos recursos digitais e estamos contentes porque todos responderam bem à digitalização”, diz.

Por mais acessibilidade!

Cientes da importância do setor de cargas pesadas para a retomada da economia, a Scania ofereceu vantagens exclusivas para a aquisição de novos caminhões em 2020. Iniciativa que deu vida à edição especial Heróis da Estrada.

Limitada a 350 unidades, o lançamento dos novos veículos foi a oportunidade para que motoristas autônomos e empresários, pudessem adquirir veículos com condições especiais, como a primeira parcela paga após seis meses do faturamento, seguro com 12% de desconto e parcelamento em até 10 vezes sem juros.

“A edição diz respeito mais uma vez à cultura de ouvir o que as pessoas precisam. Foram soluções em transporte de carga que atendiam às necessidades do momento, com pacote de opcionais, programa de manutenção, treinamento de motoristas e soluções financeiras que pudessem apoiar o cliente a seguir com seus negócios, mesmo em meio aos desafios impostos pela pandemia”, complementa o executivo.

Perspectivas e 20% de economia de combustível

As projeções da Scania são positivas para 2021. As limitações do ir e vir cotidiano continuarão mantendo as vendas de ônibus desaquecidas, mas a montadora prevê alta no mercado de caminhões com a Nova Geração subindo para 20% a economia de consumo de combustível e aumento das vendas da solução a gás (para caminhões, ônibus e motores), que prometem ser destaque no ano.

“O mercado de pós-venda [serviços] também deve seguir forte. Vamos continuar com as concessionárias aptas e de portas abertas para receber os clientes oferecendo a manutenção necessária para que possam ter seus veículos rodando o maior tempo o possível”.

Entre setembro e março, a companhia registrou crescimento significativo na quilometragem rodada por seus veículos, sempre monitorados de suas bases. Sinais que, segundo Furlan, apontam para a retomada econômica do país. “Boa parte da economia brasileira gira em torno do agronegócio. Essa quilometragem mostra que está havendo maior ida e vinda de mercadorias. São sinais de recuperação”, confirma.

Diga-me com quem andas

O diretor assinalou ainda que a meta da empresa é liderar a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Trabalho possível por meio da aproximação com agentes de todo o setor com “afinidades de propósitos e valores comuns” à da sueca.

“Sabemos da nossa responsabilidade e nossos relacionamentos vêm sendo pautados também com agentes dessa cadeia que possam nos ajudar a viabilizar alternativas para a criação de transportes mais limpos, mais renováveis e sustentáveis, e que gerem – dentro do tripé econômico, social e ambiental – um ótimo equilíbrio a comunidades, empresas, transportadoras e embarcadores”, finaliza.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]