Pesquisar
Close this search box.
/
/
Robô que inspirou série “Black Mirror” pode chegar ao mercado até o fim do ano

Robô que inspirou série “Black Mirror” pode chegar ao mercado até o fim do ano

O nome do robô é SpotMini e foi produzida pela empresa Boston Dynamics. Veja vídeos com as assustadoras habilidades dessa máquina

No último dia 16, a Boston Dynamics, empresa de robótica que já pertenceu ao Google, divulgou um novo vídeo do SpotMini, um robô quadrúpede com força sobre humana e que inspirou um episódio da série “Black Mirror”, da Netflix. A máquina deve chegar ao mercado até o fim do ano.

Intitulado de “Mush, Spot Mush!, o vídeo foi publicado no YouTube e mostra 10 SpotMinis, cada um deles pesando menos de 30 quilos, puxando um caminhão com algumas toneladas. Veja o vídeo:

Outras habilidades

O vídeo acima é apenas o último capítulo de uma impressionante série de habilidades do robô exibida pela Boston Dynamics nos últimos anos. O primeiro foi publicado no YouTube há quatro anos e mais parecia uma comédia pastelão protagonizada por uma espécie de cachorro de metal. Hoje, o robô já exibe habilidades de respeito. Ele se locomove por meio de um sistema de navegação em 3D de última geração, o que permite uma locomoção de maneira rápida e eficiente. Foi justamente essa tecnologia que possibilitpu ao SpotMini subir e descer uma escada.

Além disso, o robô é capaz de abrir portas…

… e até de dançar.

Governo americano e Black Mirror

Mas nem tudo é divertido na curta, porém intensa trajetória do robô. O SpotMini é tema frequente de todo o tipo de futuro apocalíptico dominado por máquinas inteligentes. Entre os defensores, o principal argumento é que a Boston Dynamics teria estreitos laços com o governo americano. Na verdade, isso é uma “meia verdade”. De fato, os primeiros robôs da empresa foram financiados pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), uma agência ligada ao Departamento de Defesa dos EUA. No entanto, há tempos os laços com o governo foram rompidos. Em 2013, a empresa foi adquirida pelo Google que, por sua vez, revendeu a Boston em 2017. Hoje, ela pertence a Soft Bank, um grupo japonês famoso por investimentos em telecomunicações e novas tecnologias.

Outra fator que alimentou esse tipo de conspiração foi a Netflix. O SpotMini serviu de inspiração para criar o robô assassino quadrúpede do episódio Metalhead, da série “Black Mirror”. Ele aparece no episódio 5, da quarta e última temporada.

Seja bom ou ruim, o fato é que a máquina deverá chegar ao mercado até o fim deste ano. A afirmação é do fundador e CEO da Boston Dynamics, Marc Raibert, que admitiu essa possibilidade em um evento da TechCrunch em maio do ano passado. Segundo ele, a ideia é que ela auxile os seres humanos na agricultura, nas  construções de prédios, entre outras funções.

A seguir, um teste feito em uma construção no Japão:

E não deve parar por aí. A Boston Dynamics possui outros robôs com habilidade ainda incríveis, incluindo um bípede realizando uma espécie de parkour.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]