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Os três universos do varejo

Os três universos do varejo

REVISITO ANUALMENTE O ASSUNTO o Futuro do Varejo. Não é novidade que a pandemia revolucionou grande parte dos nossos hábitos e rotinas, nos levando a repensar desejos, propósitos pessoais e motivações. O impacto dessa transformação foi sentido diretamente na maneira como nos relacionamos com o consumo e acarretou a remodelação do universo do varejo. De acordo com uma pesquisa da consultoria Accenture, realizada em julho de 2021, 50% dos mais de 25 mil voluntários de 22 países afirmaram que mudaram os padrões e as prioridades de compra.

Apesar de preço, qualidade e demanda ainda serem pilares importantes, não são mais determinantes. A aceleração das transformações digitais, principalmente nos últimos dois anos, realinhou propósitos e mudou a(s) forma(s) de compra. Metaverso, Inteligência Artificial, sistemas sem toque, avatares e uma infinidade de palavras renovam o vocabulário do varejo. E, o que antes era mais restrito às projeções ou aos privilégios, hoje está cada vez mais popular e acessível. Por outro lado, a retomada da vida social acarreta na necessidade de transformar o varejo tangível e off-line em experiências mais exclusivas.

No estudo que a DEZON publicou em 2021 sobre O Futuro do Varejo, mapeamos três cenários comportamentais, sendo o primeiro relacionado às experiências on-line. No relatório Into the Metaverse (2021), da consultoria Wunderman Thompson, a confiança dos consumidores nas tecnologias só cresce: 76% dos entrevistados afirmam que suas vidas e atividades cotidianas dependem das tecnologias digitais e a maioria, (96%), entende que o digital é, sim, nosso futuro.

O segundo cenário é o phygital, em que a interação do varejo se funde entre o físico e o virtual e tais inovações atraem consumidores em busca de conforto e experiências surpreendentes. Segundo a IDC FutureScape (2020), 50% dos varejistas vincularão suas estratégias às transformações digitais até 2023.

Já o último cenário se concentra nas experiências exclusivamente off-line. Em 2020, o portal Bussiness of Fashion observou que, apesar das disrupções do varejo, a experiência presencial se tornou essencial para que o consumidor experiencie uma imersão na cultura das marcas. Para capturar a atenção de um mundo cada vez mais hiperestimulado, as marcas não medem esforços para inovar em estratégias de serviços e experiências e criar comunidades e formas de aproximar o cliente com entretenimento e ativações sensoriais.

Seja on, seja off-line, observamos uma onda de novos formatos de lojas, negócios e narrativas em que a capacidade e a agilidade, para remodelar os propósitos de marca e experiências, tornam-se os principais vetores para a sustentação do negócio.


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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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publicados nesta revista, salvo expresso
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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