Quem motiva a experiência do cliente: o atendimento ou a jornada?

Quem motiva a experiência do cliente: o atendimento ou a jornada?

Coffee & Insights Consumidor Moderno, feito com o apoio da Olos, traz reflexões sobre a experiência do cliente e estratégias essenciais

   A criação da experiência do cliente é, por si só, um conjunto de ações. Mais do que apenas um bom atendimento, ela também é uma verdadeira construção de jornada: o customer experience começa desde o início em que o consumidor põe os olhos no produto e continua mesmo depois da venda. 

   Entretanto, muito do atendimento de fato se traduz em experiência. E torná-la memorável ainda segue como um dos maiores desafios do mundo corporativo. Para debater o assunto, a Consumidor Moderno promoveu mais um Coffee & Insights, em parceria com a Olos, com o tema “Quando a iniciativa parte do cliente, sua empresa oferece uma experiência superior?”, que também contou com a presença de executivos do Banco Original, Banco Bmg, BTG Pactual, Bradesco, ConectCar e Carrefour. 

   “Muitas vezes, um problema não é apenas algo que você precisa resolver e que a empresa consegue reverter. Ele também se transforma em uma oportunidade”, iniciou Melissa Lulio, head de Conteúdo do Grupo Padrão, mediadora do debate.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SEGURANÇA, TRANSPARÊNCIA E RESOLUTIVIDADE RÁPIDA EM PROL DA EXPERIÊNCIA

   Para um bom atendimento, é necessário haver uma estratégia inteligente. E esse planejamento muitas vezes auxilia na promoção de uma jornada mais satisfatória em geral, antes que o consumidor recorra à Ouvidoria ou aos órgãos regulatórios.

   “Já perceberam que, quando o consumidor chega na Ouvidoria ou no Procon, o problema dele é resolvido com muita facilidade? Agora, por que não investir nessa resolução lá no começo”, questiona David Ortega, gerente de Operações em Customer Service do Carrefour. “Se eu tenho um time multidisciplinar e pessoas que podem resolver, eu continuo tentando resolver a qualquer custo.”

   Maria Adriana Silva, gerente de Relacionamento do Banco Original, aponta a segurança e o tempo como fatores fundamentais para a promoção da segurança ao consumidor. “O cliente precisa sair seguro do atendimento sabendo que terá uma resposta, precisa ‘sentir segurança’. Se ele sai daquele atendimento tendo confiança de que aquele atendente vai ajudar, de fato, a resolver o seu problema naquele único contato, a nota de satisfação vai subir”, comenta.

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DO COLABORADOR NA PONTA DO ATENDIMENTO

   Além do tempo e da segurança, é necessária, também, a capacitação na ponta do atendimento, uma prática que envolve uma série de processos internos que dificultam um treinamento recorrente e adequado. 

   Felipe Vieira, coordenador de Backoffice do Bmg, acredita que esse atendimento ineficiente acaba, de uma forma ou de outra, migrando de canal como um claro sinal de insatisfação. “A gente nota que, se o cliente não foi bem atendido nos canais, ele acaba indo até a agência física e já chega de uma forma muito negativa, porque teve de se deslocar até lá para resolver o seu problema. E isso pode ser resolvido com capacitação na ponta, com mudanças frequentes, com essa resolução inteligente mesmo”, explica.

   Afinal, a experiência é o resultado de um todo, ou seja, do começo ao fim, e não apenas de um canal isolado. “É necessário entender que a nota final do consumidor é de toda a experiência, e não de um só canal. A gente precisa unir todas as etapas, porque o cliente vê assim. Dificilmente ele vai setorizar; ele vê o total do atendimento”, explica Michele Vicentini, gerente de Experiência do Cliente do Bradesco. 

A EMPATIA E A HUMANIZAÇÃO

   Por fim, Fernanda Goés, Chief Sales Officer da Olos Tecnologia, acrescenta a importância de saber dosar o momento de investir em tecnologia de robotização no atendimento e o momento de entrar com um humano. “Um primeiro bom atendimento já muda toda a experiência, então, tem de ter um pé direito inicial que começa bem. Mas existem soluções que requerem a automatização e outras que demandam um humano”, explica a executiva. “Uma hora ou outra, a gente vai precisar da sensibilidade do humano, dessa empatia, e a tecnologia só tem avançado sim, mas ela, nesse sentido, ainda é muito limitada.”

   Carolina Fonseca, coordenadora de Experiência do Cliente do BTG Pactual, finaliza explicando que essa necessidade do humano já é sentida em boa parte das operações do banco. “Quando é um boleto, o cliente não liga de ser um bot respondendo. Agora, quando acontece um problema com o cartão dele, uma incongruência na conta, ele vai querer falar com um humano. Essa necessidade tende a ser assim, porque isso passa mais segurança mesmo”, conclui.

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]