É possível estar preparado para o futuro?

É possível estar preparado para o futuro?

VOCÊ PROVAVELMENTE JÁ OUVIU as expressões cool hunting, trend forecast, future-ready, future-proof, e tantas outras. Não é de hoje que o mundo dos negócios tenta prever o futuro, antecipar tendências e ter uma vantagem temporal sobre seus concorrentes. Mas será mesmo que no mundo tão cambiante em que vivemos (ou também chamado VUCA) é possível adivinhar o que vai acontecer?
Por maior que seja a experiência no ramo de atuação, por mais tempo que uma empresa tenha de mercado, os conceitos conhecidos não são mais capazes de gerar soluções inovadoras em um cenário completamente distinto. Quando falamos de avanços tecnológicos, existem previsões mais técnicas, como a Lei de Moore. No entanto, quando falamos de comportamento, qual é a regra? E ademais, a tecnologia molda o comportamento ou o comportamento molda a tecnologia?
É uma via de mão dupla. Vide o último ano… um vírus invisível, o ser vivo mais básico que pode existir, nos leva a uma adesão massiva de ferramentas tecnológicas que, apesar de já existirem há anos, ainda não tinham contexto para se tornarem o padrão. Além disso, tendências não são necessariamente novidades, podem ressurgir, a exemplo das máscaras de proteção e o hábito de lavar as mãos, soluções antigas com grande aplicação atual.
E como lidar com isso? É preciso um olhar mais atento para transformar uma quantidade imensa de informações em possibilidades estratégicas. Estar preparado para o futuro passa por mudança de mindset, antes de qualquer mudança estratégica. É preciso desenvolver essa capacidade de observação e interpretação, mapeamento de (novas) necessidades e criação de soluções.
Mas, apesar do cenário incerto, não significa que seja preciso correr riscos desnecessários ou apostar no escuro para inovar. Existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar na antecipação de inovações: Scenario Building, Moonshot Thinking, Design Fiction.
O Design Especulativo, termo cunhado pelo professor Anthony Dunne e abordado no livro Speculative Everything: Design, Dreaming, and Social Dreaming, visa imaginar como seria projetar sem as limitações atuais de tecnologia, cultura e política em mente e oferece a oportunidade de ampliar a imaginação. A série anual “What If?” do The Economist é um exemplo de exploração de cenários fictícios. São histórias de ficção, mas fundamentadas em fatos históricos, especulação atual e ciência real.
Já dizia Peter Drucker que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Na Hyper, acreditamos que a melhor maneira de prever o futuro é cocriá-lo (Tim Lucas, 2018).

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]