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O consumidor Z traz mais conflitos do que promessas

O consumidor Z traz mais conflitos do que promessas

Head de Pesquisa e Conteúdo do Grupo Consumoteca

   Já não é de hoje que a geração Z vem estampando capas de revista para trazer o frescor que se espera de cada grupo que ocupa o posto de juventude da vez. Os primeiros nativos digitais do mundo vêm sendo apresentados na mídia como aqueles que trarão soluções para problemas antigos de ordem global.

   Afinal, estamos falando daqueles que cresceram no mundo da informação em fluxo. Do aquecimento global ao valor da diversidade, estes jovens já colocam o pezinho na vida adulta munidos de muita informação, que coloca a sociedade sob constante estado de vigilância e desconstrução. É fato que, em 2022, não dá para ser um jovem alienado – nem por escolha.

   No mundo normal deles, as redes sociais são como uma via pública engarrafada onde há sempre alguém com um megafone com um novo ponto de vista e causa que pode ser aprofundada e debatida. Graças a isso, temos acesso a vozes potentes como Greta Thunberg e Malala. Cada uma com sua causa e história, ensinam aos seus contemporâneos que todo pequeno consumo ou atitude está impregnado de visões políticas.

   Por isso, sempre que se fala nos consumidores da geração Z há uma expectativa de um consumidor extremamente politizado que checa embalagem de tudo e prega o minimalismo por onde passa.

   

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  Mas existem visões muito equivocadas aí. 81% dos jovens brasileiros acreditam carregar a responsabilidade de contribuir positivamente à comunidade em que vivem segundo dados levantados pela McCann Worldgroup no ano passado. Essa responsabilidade tem um peso.

   Apesar do excesso de informações e opiniões às quais têm acesso, se sentem impotentes diante de tantas questões emergentes no mundo contemporâneo. Estes jovens sentem que herdaram um mundo danificado pelos antecessores e não esperam carregar o fardo de heróis mundiais. Além disso, iniciar a vida profissional em um contexto tão pouco favorável à prosperidade os coloca mais atentos às próprias questões pessoais do que coletivas.

   46% dos jovens Z latinos classificam consumismo como a principal característica da própria geração segundo pesquisa do Grupo Consumoteca. O consumidor Z tem muitos desejos, mas vive um conflito interno enorme. Ele espera transparência e ética nas relações – mas sem ter que renunciar aos cupons de desconto de grandes varejistas de trabalho duvidoso

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


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Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
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Diretora-executiva
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Editora-assistente
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Repórteres
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Cecília Delgado
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Jéssica Chalegra
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Marcelo Brandão

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Revisão
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Coordenadora
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Gerente

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Camila Cirilo
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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